Brasileiros têm "péssima educação argumentativa", segundo cientista

Antonio Carlos Olivieri, da Página 3 Pedagogia & Comunicação

Polarização. Você já deve ter ouvido essa palavra recentemente, aplicada às opiniões de grande parte da população brasileira, em especial no que se refere a questões políticas. A polarização surge da divergência de ideias e tem gerado não somente discussões e debates, mas verdadeiros conflitos, nem sempre no âmbito exclusivamente verbal. Diante desse vale-tudo, é o caso de se perguntar: é para isso que serve o debate, a discussão, o confronto de ideias? Os brasileiros não têm uma correta educação argumentativa? Leia os textos que integram esta proposta de redação, reflita sobre o assunto e redija uma dissertação argumentativa em forma de carta, em que você vai tentar explicar ao destinatário como deve ser um debate, para que ele dê resultados, produza esclarecimento para ambas as partes e seja, afinal, construtivo. Você é capaz de argumentar sobre o modo correto de debater, evitando a polarização?

 

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos