Péssima mania de se expressar e entender de forma errada
É notório que os brasileiros têm essa lamentável mania de compreender o que outro expressa de maneira errada. Diante disso temos: disso, temos pessoas que não sabem se expressar de forma clara e precisa e os conflitos que são provocados devido a esse hábito de não saber compreender e se expressar.
Sabe-se que muitas são as pessoas que não verificam e não pensam antes de falar algo. Tais como pessoas que faz fazem um comentário de forma não objetiva e que cria criam uma má compreensão e pessoas que muitas vezes só interpreta interpretam algo de forma equivocada. Portanto, saber usar bem as palavras para falar de algo é imprescindível e aos que leem tentar imprescindível, assim como, para os que leem, é necessário entender o texto lido antes de tirar suas próprias conclusões.
Além disso disso, quando não nos expressamos de forma que o outro possa nos compreender acabamos por criar um conflito de opiniões equivocadas. Visto que acaba por fomentar o ódio, intolerância, preconceito e brigas desnecessárias que podem ser resolvidas na medida em que tentamos entender e se nos expressar de forma que o outro possa assimilar a mensagem. Sendo assim, uma boa argumentação e compreensão minimiza minimizam o risco de sermos interpretados incorretamente.
Como se vê, a maneira de jogar nossos pensamentos de forma sem educação com argumentos fracos otimiza o outro a entender equivocadamente. Desse modo uma boa leitura, a maneira de se colocar no lugar do outro, tentar compreender sem levar para o lado da maldade e pensar a maneira de se expressar otimizam para uma conclusão sem ofensas e amplia para debates com construção de conhecimentos.
Comentário geral
Infelizmente, o texto padece dos problemas que ele mesmo tenta apontar. Se é imprescindível, como diz o autor, usar bem as palavras, lamentavelmente, ele não conseguiu fazê-lo, por escolher aleatoriamente seu vocabulário e uni-lo em frases que também acabam sendo aleatórias e ambíguas. Muito pouco se salva do texto como um todo, que não atende o requisito da proposta de redigir a argumentação em forma de carta.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) o autor desconhece o significado real das palavras mania e hábito, caso contrário não as usaria para discutir um problema como a falta de formação para argumentar. Falta de formação não pode ser nem mania, nem hábito. b) O autor também não parece saber o significado de diante (= na frente de), porque as afirmações que faz depois do Diante disso não estão frente ao que foi dito na frase anterior. São talvez uma consequência, então, o autor deveria usar Por isso. De resto, ele faz uma grande mistura entre o não saber se expressar e o não saber compreender. Ele não sabe se expressar, no entanto, é possível ver que teve um mínimo de compreensão da proposta.
2) Segundo parágrafo: a) verificar é um verbo transitivo, quem verifica, necessariamente, verifica alguma coisa. b) De resto, ele não consegue se explicar, porque não sabe organizar as frases de maneira sintática correta.
3) Terceiro parágrafo: se uma pessoa se expressa mal e a outra não a compreende, isso não tem como resultado um conflito de opiniões equivocadas. De resto, o autor repete as mesmas ideias sobre se expressar mal e interpretar mal. Seu texto não sai do lugar, fica girando em torno de um mesmo ponto.
4) Quarto parágrafo: a) a frase inicial é muito mal escrita, em termos de vocabulário e sintaxe. Além disso, é a repetição das mesmas ideias mais uma vez. b) Ampliar também foi usado de modo agramatical, sem levar em conta seu caráter transitivo direto.
Competências avaliadas
Itens | Nota |
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Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. | 0,5 |
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. | 0,5 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. | 0,0 |
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. | 0,5 |
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. | 0,5 |
Nota final | 2,0 |
Saiba como é feito a classificação das notas | ||||
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2,0 - Satisfatório | 1,5 - Bom | 1,0 - Regular | 0,5 - Fraco | 0,0 - Insatisfatório |
Redações corrigidas
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