Saber para debater

NOTA 0,0

De uns tempos pra cá têm discutido-se cá, tem-se discutido muito sobre política, quanto os brasileiros sabem sobre aquilo que argumentam, vemos muito disso em redes sociais.

Com a Na atual conjuntura do país, muito tem conversado-se tem-se conversado sobre política muitas política. Muitas dessas pessoas usam como argumento que, sendo a mesma de "direita", culpa a "esquerda" falando que os ideais apoiados por esse grupo nos trouxeram até essa situação vivida hoje no país e vice-versa, "esquerda" contra "direita".

Entretanto para explanar Entretanto, para discorrer sobre algum assunto temos que ter assunto, é preciso ter certo conhecimento baseado em livros, pesquisas, opiniões e etc. Afim opiniões, etc. A fim de formar seu próprio "olhar" sobre o mesmo, prova disso é que uma pesquisa de 2014 diz que, 58,4% dos brasileiros não sabem cantar o Hino Nacional.

É possível notar acontecimentos como esses em redes sociais, não somente lá, porém se quiser ver bons exemplos de brasileiros que ouvem uma frase/opinião sobre algo "aqui ou acolá" e saem espalhando e impondo como verdade absoluta, as redes sociais é onde você verá e que muitas vezes se outra pessoa discorda é xingada e hostilizada.

Portanto "o ser humano é aquilo que, a educação faz dele" Immanuel Kant. Temos que ter Precisamos ter incentivos a para procurar ser mais cultos, informar-se, como feiras de literatura, eventos sobre os mais diversos âmbitos de nossa cultura promovidos pelas secretarias competentes, e também mais conscientização nas escolas pois é lá onde está o futuro da nação.

Comentário geral

 

Infelizmente, o texto é insuficiente. Não consegue se colocar num patamar mínimo de legibilidade, de tal forma o autor não tem domínio sobre a escrita, sendo incapaz de apresentar parágrafos que sejam claros e que comuniquem, de fato, suas ideias. Também não houve compreensão da proposta, pois o texto não tem forma de carta nem caráter efetivamente dissertativo, constituindo-se de uma série de divagações confusas sobre vários aspectos relacionados ao tema, às vezes mais direta, às vezes mais indiretamente.

 

Aspectos pontuais

 

1) Primeiro parágrafo: começa com um expressão típica da linguagem informal (de uns tempos para cá) e faz uma declaração ao mesmo tempo banal e confusa, que, com muito boa vontade, o leitor poderia entender assim: com um conhecimento questionável sobre questões políticas, os brasileiros as discutem pelas redes sociais.

2) Segundo parágrafo: a) começa repetindo o que foi dito no parágrafo anterior. b) De resto, ele tenta explicar, de modo completamente agramatical, o conflituoso debate entre direita e esquerda no Brasil de hoje, em que ambos os lados se acusam mutuamente.

3) Terceiro parágrafo: O trecho assinalado em vermelho tem sintaxe truncada e aparentemente mostra como prova da necessidade de se conhecer bem algo sobre o que se pretende argumentar o fato de mais da metade dos brasileiros não saberem cantar o Hino nacional. Não faz o mínimo sentido.

4) Quarto parágrafo: o autor não consegue descrever com um mínimo de clareza e organização lógica a situação que pretende enunciar. De resto, trata-se de uma situação simples e à qual ele já se referiu anteriormente: o conflito agressivo de ideias se dá principalmente nas redes sociais.

5) Quinto parágrafo: confuso como todos os outros, sintaticamente truncado, esse último parágrafo faz sugestões genéricas demais para solucionar o problema e ainda tem um acentuado caráter de lugar-comum em sua declaração final.

 

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,0
Nota final 0,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos