REDAÇÕES CORRIGIDAS - Agosto/2017 Brasileiros têm "péssima educação argumentativa", segundo cientista
A limitada capacidade da maioria dos brasileiros
A limitada capacidade capacidade limitada de argumentar da maioria dos brasileiros na construção de seus argumentos ficou mais evidente com o avanço da crise política que se instaurou em nosso país nos últimos anos. Os debates tornaram-se polarizados e maniqueístas; ambos os lados acreditam que as suas ideologias e opiniões são verdades absolutas, que o seu lado é o lado do bem, da honestidade, e o único caminho para se alcançar o progresso. Já o lado oposto nada tem a acrescentar acrescentar, afinal é o lado da corrupção, da mentira, dos vilões que desejam tirar os nossos direitos e tomar o país para si. Acusações feitas a partir de falas mal interpretadas e falta de averiguação de notícias que circulam em redes sociais fazem parte deste cenário onde não há espaço para discussões limpas honestas e construtivas.
Para alcançar o domínio no desenvolvimento de nossos argumentos na argumentação, é necessário acima de tudo o respeito pelos argumentos e opiniões contrárias. Devemos reconhecer os pontos fracos das ideias que defendemos e exaltar defendemos, bem como o que há de melhor no ponto de vista dos outros.
É de fundamental importância que nossos argumentos sejam apoiados por dados e informações verdadeiras, de fontes confiáveis; não podemos ter como base boatos e difamações espalhadas na internet.
Estimular a leitura crítica e organizar debates sobre diferentes temas em colégios e universidades são seriam grandes ferramentas para o aprendizado da argumentação pelos estudantes.
O respeito às opiniões alheias, a aceitação das falhas em nossas convicções e a busca das soluções para os problemas comuns a todos devem reger o andamento de um debate.
Comentário geral
Texto muito bom, em que o autor introduz o problema no extenso primeiro parágrafo, passando a seguir a apresentar as normas que considera adequadas para o desenvolvimento de um bom debate, baseado em argumentação. Conquanto o texto não esteja escrito sob a forma de carta, bastaria adicionar um cabeçalho e as fórmulas finais de uma correspondência para transformá-lo em carta. Os problemas do texto encontram-se mais em termos estruturais e de conteúdo. Na verdade, o autor introduz o tema/problema no primeiro parágrafo e, a seguir, passa a apresentar a maneira como um bom debate deve se desenvolver na sua opinião. Nesse sentido, o texto se torna uma dissertação expositiva e não argumentativa, já que o autor não apresenta claramente os motivos pelos quais uma dissertação deve seguir seus preceitos. Naturalmente, o que ele prescreve são regras mais ou menos evidentes. Ainda assim, não basta expor regras. É preciso refletir e argumentar sobre elas. Em verde, fizemos sugestões para aprimorar o texto, que não apresenta erros.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
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