Injustiça e crueldade

NOTA 4,5

Setembro de 2017, autorizada a "terapia de reversão de orientação sexual". Como todos já esperavam, o resultado foi o desagrado da grande maioria da população, resultando em protesto nas ruas e redes sociais. Evidentemente, há mais fatos negativos que positivos nessa autorização. A comunidade LGBT seria ainda mais vista como "anormal", como pessoas que precisam de algum tratamento pelo fato da sua orientação sexual.

O preconceito aumentaria, sem sombra de dúvidas, mais do que se imagina. Muitas pessoas terão a ideia errada ao pensar no fato que a "cura gay" realmente exista, e pensarão no homossexual como alguém que tenha que ser tratado. Infelizmente algumas dessas pessoas podem vir a ser ser alguém bem próximo, como pai e mãe de alguém que tenha sua orientação não aceita pelos mesmos, então tentará "tratar" o homossexual, causando ainda mais desconforto para o próprio, além do mais, sendo alvo de mais preconceitos dentro de casa.

O que a psicologia poderia ajudar, seria proporcionando conforto psicológico e ajudar A psicologia pode ajudar essas pessoas fazendo com que se aceitem e se sintam confortáveis com sua orientação, e jamais tentar orientação sexual. Jamais tentar curá-las como se estivessem doentes. Como afirma o pai da psicanálise, Sigmund Freud, "É uma grande injustiça e crueldade perseguir a homossexualidade como se fosse um crime", ou até mesmo uma doença.

Comentário geral

 

Texto mediano. Numa primeira leitura, pode até passar por um bom texto, pois o autor escreve relativamente bem, com clareza e fluência. Contudo, uma segunda leitura, mais atenta, vai mostrando os problemas de estrutura e argumentação, o caráter redundante, equivocado ou incompleto dos fatos que o autor apresenta. Ele insiste que a liminar do juiz levará as pessoas a crerem que a homossexualidade é uma doença e que isso aumentará o preconceito contra os homossexuais, não consegue conduzir seu pensamento por um rumo menos superficial.

 

Aspectos pontuais

 

1) Primeiro parágrafo: a) a medida desagradou basicamente o Conselho Federal de psicologia e a comunidade LGBT. O aluno assume por conta própria que desagradou a maioria da população, sem nenhum fato ou estatística para comprovar o que disse. b) Ao dizer que há mais aspectos negativos do que positivos na decisão do juiz, espera-se que o autor vá apresentar os dois tipos de aspecto, mas ele se limita aos negativos. Então, por que mencionou os positivos? Quais seriam esses aspectos positivos?

2) Segundo parágrafo: a) mais do que se imagina, em termos quantitativos, é uma expressão muito vaga. b) O autor se repete ao falar do preconceito, pois quando ele disse que os LGBTs são vistos como anormais, no parágrafo anterior, já está subentendido que essa é uma visão preconceituosa. A permissão que o juiz concedeu a quem quiser voluntariamente mudar sua orientação sexual, por si só, pode talvez reforçar o preconceito. Aumentá-lo? É mais difícil de crer. De resto, o autor só considera que um homossexual que procure voluntariamente auxílio é um crime. Não lhe passa pelo raciocínio que se pode dizer a mesma coisa de um homossexual que faça um tratamento cirúrgico para mudar de sexo? Ele não percebe que se trata de uma questão de "mão dupla". c) O parágrafo se encerra com uma frase truncada sintaticamente, por problemas de concordância e de organização lógica.

3) Terceiro parágrafo: a homossexualidade já foi considerada crime, o que é pior do que ser considerada uma doença, pois, como criminoso, o homossexual podia ser preso e ser forçado a fazer tratamentos (muitos dos quais desumanos) para mudar seu comportamento.

 

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,0
Nota final 4,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos