Preconceito ainda é evidente

NOTA 5,0

Sem dúvidas dúvida nenhuma, a homossexualidade nunca foi um tema tão ativo e pertinente como nos dias de hoje, e não é para menos. O tempo passa, as coisas evoluem, mas a mente de milhares de pessoas não. O preconceito ainda é gigantesco e mata demais.

Nesse contexto, o juiz juiz, ao conceder a liminar aos psicólogos para reverter a orientação de homossexuais, pratica mais um ato preconceituoso. Ainda que tenham hajam argumentos de que o tratamento é opcional e ninguém é obrigado a fazê-lo, isso não os lhesa razão razão, visto que ninguém fica mudando sua sexualidade quando e como quer, não é uma brincadeira.

Com essa ideia, o profissional de Direito faz prevalecer o pensamento dos ignorantes ignorantes, que se acham superiores aos que possuem outra opção sexual, pois ao invés de em vez de entenderem as diferenças, acabam sendo influenciados por um juiz que pensa que gays, lésbicas e outros podem se "converterem" e virarem "converter" e virar heterossexuais novamente.

Torna-se evidente, portanto, o grau de preocupação que essa liminar pode trazer traz, pois isso, indubitavelmente indubitavelmente, pode influenciar ainda mais na violência tanto verbal como física, e o Brasil já é um dos países que mais mata por preconceito sexual no mundo.

Com isso, fica claro que tem que se mudar algo. O problema está em todo lugar e o governo tem que tomar uma atitude. Poderia começar dando mais espaços aos movimentos e manifestações LGBTs, apoiarem apoiar suas causas e incentivá-los a mudar o mundo. Conceder Promover palestras em escolas, universidades, com o intuito de abrir mentes e levar o conhecimento até as pessoas. Mas muito mais que o governo, a família deve ensinar desde cedo as às suas crianças que as diferenças existem, basta respeitá-las.

Comentário geral

 

Texto regular, com um entendimento bastante parcial e limitado do tema, que é melhor discutir pontualmente. Há vários fatos pertinentes ao tema que o autor deixa de lado, na ânsia de deixar claro que a sociedade é intolerante e preconceituosa contra os homossexuais e transgêneros. O terceiro parágrafo apresentar um raciocínio circular, que não evolui, consistindo numa espécie de círculo vicioso. De qualquer forma, o texto se salva na medida em que o autor tem uma tese, mobiliza argumentos para defendê-la, chegando a uma conclusão satisfatória, num texto coeso.

 

Aspectos pontuais

 

1) Primeiro parágrafo: a) o que é um tema ativo? A expressão não faz sentido. b) Não basta afirmar que o preconceito é gigantesco e mata demais. É preciso acrescentar dados factuais que comprovem a afirmação.

2) Segundo parágrafo: há dois pontos a observar aqui: a) é um truísmo afirmar que ninguém muda de orientação por brincadeira. b) O autor não leva em conta que a questão da reversão psicológica de orientação sexual se coloca num contexto em que se permitem cirurgias para a mudança de sexo: por exemplo, um homem que se sente mulher tem o direito de fazer operação, aumentar os seios, extirpar o pênis, substituí-lo por uma vagina, etc. Se isso é possível e está de acordo com a lei, por que um homossexual que se sente incomodado com a sua situação não poderia tentar reverter sua orientação por meio de uma terapia psicológica?

3) Terceiro parágrafo: o juiz incentiva os ignorantes que são incentivados pelo juiz. Que raciocínio é esse? O autor pode estar tentando apontar para um círculo vicioso, mas o fez de um jeito confuso. Sem falar que o novamente não faz sentido algum, pois não se trata de alguém que era homossexual que se tornou heterossexual e quer tornar a ser homossexual.

4) Quarto parágrafo: a) como e por que essa liminar pode aumentar a violência contra os homossexuais? Essas são perguntas que decorrem do argumento do autor. b) Segundo que pesquisas o Brasil é o país que mais mata homossexuais no mundo? É preciso apresentar dados concretos para comprovar a afirmação.

5) Quinto parágrafo: a) O autor não estaria a par das paradas do orgulho LGBT que ocorrem anualmente em várias cidades do Brasil? Ou seja, o governo já está dando o espaço que o autor reivindica. b) O governo deve incentivar os LGBTs a mudar o mundo? O que o autor quer dizer – exatamente – com isso?

 

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 1,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,0
Nota final 5,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos