Reverta o preconceito
Não se deve interferir, nem modificar as escolhas que diz dizem respeito apenas ao indivíduo. Pois indivíduo, pois cada um sabe aquilo que é melhor para si próprio. E, quando um novo movimento contrário a à livre escolha de gênero é feito, percebemos à a existência da intolerância.
Para Platão, nós somos felizes quando vivemos de acordo com nossa natureza e nao não somos forçados a viver contra ela. Não é fácil viver em uma sociedade onde pessoas ainda pregam padrões de cores, religiões e sexualidade. As formas de tratamento não são iguais.
Travestis, transgeneros, transgêneros, gays, lésbicas, todos eles estão sujeitos a sofrer um retrocesso. No que diz respeito ao que grande parte da sociedade conseguiu aprender, na vivência com essa diversidade de gêneros. Uma troca constante, que abre espaço para àbertura a abertura de novos horizontes.
A razão nos leva àcreditar a acreditar que existem apenas homens que são homens e mulheres que são mulheres. Porém a há questões a que a razão nao não se aplica, apenas os sentimentos. Orientação sexual não é pensada e planejada, é uma decisão sem influências. O que predomina é somente a vontade de ser feliz do seu jeito.
Portanto, em uma sociedade onde o preconceito e a intolerância estão presentes, muitas medidas devem ser repensadas. Para que não haja a resistência a quebra de paradigmas, e que se acenda em cada um a capacidade de respeitar.
Comentário geral
Texto muito fraco, em que o autor faz uma série de digressões abstratas e incompletas, mas não chega a desenvolver uma dissertação, levantando argumentos para demonstrar seu ponto de vista. Não há sequer uma referência direta à liminar do juis que torna possível a reversão de orientação sexual. Há apenas declarações banais, do tipo cada um deve ser feliz do jeito que escolheu ser.
Aspectos pontuais
1) Segundo parágrafo: faz três declarações não relacionadas entre si: a citação de Platão (ou que o autor atribui a Platão), a existência de padrões sociais e a dificuldade de conviver com eles, e a última que afirma que as formas de tratamento (que formas? Tratamento de quem?) não são iguais. Onde o autor quer chegar com essa digressão? Isso não é um argumento.
2) Terceiro parágrafo: a) essa profecia de que a comunidade LGBT sofrerá um grande retrocesso parece se explicar pela liminar concedida para o juiz, mas o autor não fala nada sobre essa liminar. Declara que haverá um retrocesso e ponto final. Sem explicações. b) A frase que segue está ligada à primeira e não poderia estar separada por ponto final. Ainda assim a declaração é obscura, vaga, cujo tema objetivo não fica absolutamente para o leitor.
3) Quarto parágrafo: o fina é retórico, não apresenta sugestões e termina com esse espírito de "paz e amor". Medidas devem ser repensadas: isso é uma sugestão concreta para lidar com o tratamento de reversão da orientação sexual? É claro que não.
Competências avaliadas
Itens | Nota |
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Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. | 0,5 |
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. | 0,5 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. | 0,5 |
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. | 0,5 |
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. | 0,0 |
Nota final | 2,0 |
Saiba como é feito a classificação das notas | ||||
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2,0 - Satisfatório | 1,5 - Bom | 1,0 - Regular | 0,5 - Fraco | 0,0 - Insatisfatório |
Redações corrigidas
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