Não é possível melhorar a educação
Não é possível melhorar a educação sem, para tanto, valorizar o professor. A figura do mestre é de sumária suma relevância à descoberta de potenciais talentos e, mormente, à formação do caráter do jovem.
Há décadas, adolescentes moradores do campo ou das regiões economicamente desfavorecidas abrem mão da educação formal em detrimento da realização de trabalhos braçais que garantam o sustento familiar. O principal problema dessa prática é que ela inibe a descoberta de possíveis talentos e habilidades que esses jovens poderiam desenvolver desenvolver, caso estivessem na escola, diante de um professor apto a orientá-los. Nota-se assim Nota-se, assim, que o docente consegue, por meio de sua experiência profissional, mudar a realidade social de aprendizes.
Outrossim Igualmente, o relacionamento de educadores com educandos auxilia na construção do caráter desses, já que muitos não têm dentro de casa adultos em quem se espelhar. É o caso, por exemplo, de estudantes filhos de alcoólatras ou oriundos de lares com relações interconjugais conjugais instáveis. Nesse contexto, o instrutor professor sente necessidade de ensinar para a vida, bem mais que para o mercado de trabalho. O conhecimento adquirido em sala de aula passa, então, a moldar o caráter e a nortear os valores morais do aluno. Tal fato comprova a responsabilidade que o professor assume na construção da sociedade futura.
Logo, enaltecer o docente é necessário para promover melhora na qualidade da educação. Os governos municipais devem, portanto, trabalhar em campanhas de conscientização para o tema. Os meios midiáticos, dentre eles as redes sociais, precisam ser um espaço de crescimento nesse âmbito, por meio de fóruns de discussão que gerem troca de experiências entre alunos e professores. Dizer sim à valoração do mestre é dizer sim à educação!
Comentário geral
Texto mediano, em que o autor insiste que a valorização do professor melhora a educação (a mesma ideia é repetida quase com as mesmas palavras uma vez no primeiro parágrafo e duas vezes no último). Na argumentação, que se fundamenta em mostrar a importância do professor, o aluno incorre em alguns equívocos que serão comentados pontualmente. Além disso, a reflexão é superficial e as sugestões apresentadas para resolver o problema são pouco originais e genéricas em demasia.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) o adjetivo Sumário significa resumido, breve. b) Descobrir jovens talentos não é de modo algum uma função específica e obrigatória do professor. A função mais básica, que é a de transmitir conhecimento, o autor simplesmente não menciona em seu texto.
2) Segundo parágrafo: a) O parágrafo começa com um erro muito grave. O que o autor quer expressar é exatamente o contrário do que ele disse: na verdade, a necessidade econômica de trabalhar é que se impõe em detrimento (= prejuízo) dos estudos. Esse, porém, é um problema que em nada tem que ver com a valorização do professor. De resto, é obvio que o jovem pode conquistar um futuro melhor estudando do que se dedicando a trabalhos braçais, mas ele não faz isso por opção e sim por necessidade, de modo que, como argumento, esse parágrafo é muito fraco. b) Deixar a escola por precisar de trabalho e sustento não é propriamente uma prática.
3) Terceiro parágrafo: interconjugal não existe em português e, ainda que existisse, não seria aplicável ao caso em questão que é o de casamentos instáveis e não de relações instáveis entre diversos casamentos.
4) Quarto parágrafo: a) por que só os governos municipais? b) Campanhas de conscientização são um recurso válido, mas excessivamente usado como sugestão de solução para qualquer problema. Campanhas de conscientização ajudam a combater o problema, mas não necessariamente o resolvem: ainda há milhões de fumantes do país, apesar de várias campanhas antitabagistas. c) Mídia significa exatamente meios de comunicação, de onde se conclui que falar em meios midiáticos é um redundante absurdo. d) Espaço de crescimento nesse âmbito? Como assim? O que – exatamente – isso significa?
Competências avaliadas
Itens | Nota |
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Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. | 1,0 |
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. | 1,0 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. | 1,0 |
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. | 1,0 |
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. | 1,0 |
Nota final | 5,0 |
Saiba como é feito a classificação das notas | ||||
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2,0 - Satisfatório | 1,5 - Bom | 1,0 - Regular | 0,5 - Fraco | 0,0 - Insatisfatório |
Redações corrigidas
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