Valores invertidos [2]

NOTA 2,5

Brasil, "o país do futebol" e abandonado na educação, seja para com o próximo e seja no próprio ensino. É vergonhoso dizer que o país se encontra entre os últimos quando comparado a outros em relação à valorização do professor, mas infelizmente, essa é a nossa realidade.

O que esperar de um país onde a maioria considera humilhante ser professor? Com certeza, é uma das profissões em com que poucos hoje sonham e isso tudo pela falta de valorização, pela falta de reconhecimento. O No entanto, o que seríamos sem um mestre? Um presidente não seria presidente. Qualquer profissional necessita de ensino, se não, não seriamos nada senão nada seríamos e jamais conquistaríamos alguma coisa na vida.

É difícil esperar pontos positivos de um país em que frequentemente professores são agredidos, ameaçados e essas atitudes nos leva levam a entender que a própria sociedade não quer se desenvolver, pois, os mesmos cometem injúrias e absurdos com pois não respeita quem apenas tem a missão passar transmitir conhecimento e não de prejudicar alguém ninguém. As pessoas se esquecem que para tudo se tem uma base, e pensam que os professores estão numa entidade de ensino de maneira obrigada, fazendo um favor e merecem ouvir de tudo, um pouco.

De fato, o que ainda piora a situação no brasil Brasil é o governo, que não incentiva como deveria na a educação, dando prioridade a outro pontos e acabando por deixar a educação em segundo plano, e claro, isso acaba sendo um ponto positivo a eles para ele, já que que, desse modo, tornarão cidadãos desprovidos de conhecimento e assim, manipulados mais facilmente e, assim, mais facilmente manipuláveis.

Ou seja, como solução mais breve, o governo deveria tomar mais reconhecimento dos professores, oferecendo um salário bem remunerado e mais justo, seguindo assim a própria sociedade, respeitando um professor assim como qualquer outra profissão, pois, professor é algo muito valioso e de muito poder.

Comentário geral

 

Texto fraco, que se compõe de divagações sobre o tema, não chegando a apresentar uma estrutura propriamente dissertativa. Introdução e desenvolvimento se misturam entre o primeiro e o segundo parágrafo. O terceiro parágrafo é redundante, mas o quarto se salva pois introduz outro elemento na reflexão, isto é, o papel do governo no problema. Infelizmente, o parágrafo final está muito mal redigido, seja em termos de sintaxe ou de vocabulário, resultando numa conclusão que não preenche os requisitos básicos da competência 5.

 

Aspectos pontuais

 

1) Primeiro parágrafo: começa muito mal, com um período composto sem oração principal e considerando a educação em dois sentidos, um dos quais não está em questão aqui: o de tratar educadamente as pessoas. A educação que o tema põe em foco é a escolar.

2) Terceiro parágrafo: a) pontos positivos é informal e vago demais. O autor quer dizer que é difícil esperar coisas boas de um país assim. Em geral, muitos alunos pensam que a palavra coisa é informal e só se aplica a objetos concretos. Isso é um equívoco. b) O final do parágrafo é praticamente ininteligível, especialmente o trecho sublinhado.

3) Quinto parágrafo: A conclusão é puro nonsense, além de não passar nem perto da norma culta.

 

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,0
Nota final 2,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

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