REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2017 Como melhorar a educação, sem valorizar o professor?
Podemos perceber que a sociedade brasileira
Podemos perceber que a sociedade brasileira enfrenta um grave problema no que diz respeito a à valorização do professor, visto que países com IDH (índice de desenvolvimento humano) elevado atribuem grande importância a esse tipo de profissional. É Portanto, é necessário que o docente seja valorizado também no Brasil.
Frequentemente professores, especialmente de escolas públicas, são agredidos dentro de em seu ambiente de trabalho. Segundo a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a República Federativa do Brasil atingiu a marca de 12.5% no que se refere a à violência contra o magistério professor, a maior porcentagem do mundo.
Desde o século VIII, mais precisamente na sociedade romana, a figura do docente revela-se extremamente importante. Patrícios solicitavam que seus filhos fossem educados pelos gregos antigos. Convém lembrar ainda que países com o maior número de prêmios Nobel, como os Estados Unidos e o Reino Unido, consideram o professor como peça fundamental de seus sistemas educacionais.
Desse modo, é necessário que o governo proporcione valorização ao professor professor, fornecendo maiores subsídios salariais oferecendo melhores salários, bem como, um como um canal de fácil acesso para um feedback de como está feedback sobre o processo educacional; a mídia também deve promover campanhas de conscientização sobre a importância do docente e a sociedade deve participar ativamente sobre o do desenvolvimento de um determinado cidadão atentando-se cidadão, atentando ao que o magistério tem a dizer.
Comentário geral
Texto razoável, embora comece mal e faça uma citação histórica completamente incorreta para fundamentar seus raciocínios. De qualquer modo, o autor consegue comunicar suas ideias: países desenvolvidos, tanto do mundo antigo quanto do moderno, sempre valorizaram os professores, advindo desse mesmo fato o seu desenvolvimento. Portanto, o autor conclui que o governo brasileiro (por que só o governo?) precisa valorizar o professor com ações financeiras, mas não só nesse âmbito. A sugestão das campanhas na mídia é uma sugestão lugar-comum: 99% das redações fazem a mesma proposta, independentemente do problema a se solucionar. Quanto à participação da sociedade no processo, o autor não consegue transmitir o que ele tem em mente. Por fim, o texto não tinha título. Para identificá-lo, usamos suas primeiras palavras.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: não é absolutamente devido ao fato de os países desenvolvidos mostrarem apreço ao professor que percebemos que o Brasil não valoriza o professor. Percebe-se isso olhando para a própria situação brasileira, veja-se o caso da professora de Santa Catarina. De resto, não dá para dizer que o IDH é o índice mais adequado para se analisar a situação do professor.
2) Segundo parágrafo: As agressões são contra os professores, os indivíduos, não contra o magistério, a categoria considerada abstratamente.
3) Terceiro parágrafo: No século VIII d.C. só existia o Império Romano do Oriente. O primeiro Império romano, cujo início data do século I d.C., já não existia mais e a Europa Ocidental estava na Idade Média. Patrícios romanos não solicitavam gregos antigos, mas sim gregos que lhes eram contemporâneos. E grande parte desses professores gregos eram escravos.
4) Quarto parágrafo: como a sociedade pode se dedicar ativamente ao desenvolvimento de que determinado cidadão, orientando-se pelo magistério? O que isso quer dizer? O leitor fica boiando diante de uma declaração dessas.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
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