REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2017 Como melhorar a educação, sem valorizar o professor?
A grande desvalorização dos educadores do país.
O Brasil atual é, de fato, um dos países com sua a situação educacional mais precária do mundo. Isso se confirma com a pela gritante banalização e desvalorização dos professores nas escolas do país, que, neste conceito deveriam ser os mais valorizados.
Não é incomum, infelizmente, observar observar, através de fontes informativas, alguns casos de desrespeito, agressões verbais e até mesmo físicas aos mestres dentro das escolas brasileiras, e isso pode ser confirmado através da pesquisa da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que afirma que o Brasil é o país com maior número de agressões aos professores no mundo. Nesse sentido, pode-se observar o grande medo dos educadores em exercer suas próprias profissões sua profissão.
Vale salientar que, embora a grande desvalorização aos educadores venha, em sua maioria, diretamente de seus próprios alunos, este ato se deve também aos próprios pais dos mesmos, e até mesmo do Estado. Tendo em vista outros países com seus pisos salariais bastante superiores ao do Brasil, como, Coreia do Sul que, como a Coreia do Sul em que os professores são uns dos membros mais respeitados pela sociedade, pode ser afirmado pode-se afirmar que, o Estado brasileiro desvaloriza seus educadores até mesmo salarialmente.
Ao executar uma junção de todos esses problemas, pode se concluir que, a que a primeira ação que deve ser tomada para redimi-los ao máximo resolvê-los deve ser do Estado, conscientizando todas as pessoas sobre o problema. Esta medida pode ser tomada pela inserção do assunto dentro das escolas, destinado destinada aos pais, alunos e funcionários. Podem promover também campanhas por meios publicitários e jornalísticos, e claro, o aumento salarial destes profissionais de tanta importância para a educação do país.
Comentário geral
Texto razoável, com uma introdução ruim, que melhora relativamente no desenvolvimento e na conclusão. Ainda assim, o autor produziu mais um texto de caráter expositivo do que argumentativo (no segundo e terceiro parágrafo). Particularmente, ele não explica porque vê responsabilidade nos pais no processo de desvalorização, pondo seu foco nos estudantes e no Estado. De resto, a proposta de solução é genérica, vale para qualquer problema.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) Se a situação educacional brasileira é a mais precária do mundo, ele não é um dos países. Ou ele é o mais precário ou um dos que têm situação precária. b) O que significa banalização do professor? c) Em que conceito eles deveriam ser mais valorizados? O que significa conceito nessa frase? O autor parece usar as palavras aleatoriamente.
2) Terceiro parágrafo: a desvalorização do professor não é um ato. É uma situação, um fenômeno, um problema. Mais uma vez o autor tropeça no uso do vocabulário.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
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