O professor e o progresso

NOTA 7,5

A evolução contínua da humanidade se dá, entre outras formas, pela capacidade do homem em de transmitir conhecimento. Invariavelmente, o papel chave dessa função recai no professor, que juntamente com a família e com o meio em que se insere o jovem educando, tem grande importância no desenvolvimento pessoal desse jovem. Por que então tamanho desmerecimento do seu trabalho?

Diz-se que em diversos países do oriente oriente, os professores possuem o mesmo status dos reis e que uma pessoa não deveria sequer pisar na sombra de um mestre. Esse é o tipo de trato que se espera de uma sociedade que deseja seguir rumo a um futuro próspero.

O respeito ao mestre há que ser tomado como valor essencial, partindo de todos. Salários dignos, condições de trabalho que envolvam segurança, dignidade e até o prazer em lecionar devem ser permanentemente garantidos para que se estabeleça o fim da mediocridade no ensino brasileiro.

Deve-se dar um basta no retrocesso de nossa educação escolar. Não há como reverter o quadro atual sem se levar em conta a situação do professor, investir em educação passa também pela valorização do educador.

Comentário geral

 

Apesar de começar mal, o texto se desenvolve de maneira bem melhor, principalmente no que se refere à linguagem, que é clara e isenta de erros. Os argumentos, no entanto, deixam bastante a desejar: limita-se a repetir uma informação da coletânea (o status do professor no Oriente) e dizer que esse padrão deve ser adotado aqui. Não chega a ser uma análise aprofundada da situação do professor no Brasil, nem a apresentação de ações concretas para valorizar a profissão.

 

Aspectos pontuais

 

1) Primeiro parágrafo: o autor pretende ressaltar o papel essencial do professor na transmissão de conhecimento que, por sua vez, faz a humanidade evoluir, mas escreve isso de um modo confuso, em que sua ideia quase se perde. Dizer que o papel de transmitir ensinamentos recai invariavelmente no professor não parece uma afirmação sólida: a transmissão de conhecimentos se dá desde tempos pre-históricos, quando a transmissão do conhecimento recaía sobre outras figuras, como os contadores de histórias, os xamãs, os poetas, etc. Além disso, se o professor atua no mesmo patamar da família e da sociedade, por que ele é especialmente importante?

2) Quarto parágrafo: se a ideia é destacar o papel do professor, então, em vez de também, o aluno deveria ter usado principalmente.

 

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 2,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 2,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,0
Nota final 7,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos