REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2017 Como melhorar a educação, sem valorizar o professor?
Afinal, seria possível o conhecimento, sem o respeito?
Com todas as mudanças significativas, que significativas que houve no Brasil, é possível perceber que, é que é preciso um grande aumento de investimentos nas áreas educacionais na área educacional, tendo em vista que, no país país, há um grande índice de analfabetismo; uma vez que profissionais do conhecimento são desvalorizados.
Não só a falta de investimento, mas também o respeito escasso, são causas para o analfabetismo, pois muitos não chegaram à a comparecer a uma escola. Na atualidade, tornou-se mais fácil meios de estudos, levando assim o conhecimento para aqueles que não tiveram oportunidades.
Aliado a à educação, percebe-se que muitos professores não tem têm o valor que merece, por merecem da parte dos alunos, desta alunos. Dessa forma faz com que, haja que haja uma enorme queda na educação; haja vista que, sem o conhecimento e respeito o respeito, não é possível o ensino. Segundo dados do (G1) G1 o Brasil está em 1° lugar no ranking de agressões a professores. Impedindo que haja evolução na educação, na qual sem melhoras o Brasil não progride.
Desta forma, só irá haver uma melhora na educação com o respeito, em primeiro lugar, e o planejamento da tríade: Investimento, Educação, País. Investimento: O governo deveria investir uma maior quantia mais na área educacional, promovendo ações educacionais, e educacionais, e materiais grátis para uma melhor disponibilidade, no ambiente de estudo; Educação: enfatizar e apresentar projetos que, torne que tornem possível um alto nível de educação no Brasil; País: promover planejamentos, envolvendo melhorias para a nação, e cumprir todas as leis em si apresentadas. Somente assim seria possível melhorar a educação, e alfabetizar a todos que não são vistos na sociedade.
Comentário geral
Texto fraco, apesar de o aluno apresentar relativo domínio da linguagem escrita, isto é, de não escrever muito mal. Em termos de conteúdo, no entanto, deixa muito a desejar. Praticamente, o aluno não entendeu o tema, ou teve um entendimento muito subjetivo, preocupando-se mais com o analfabetismo, do que com a valorização do professor. Sobre a valorização do professor, por sinal, o único ponto que ele aborda e, ainda assim, de maneira ambígua é a necessidade de respeito. Vale ressaltar que a valorização do professor não aparece sequer no parágrafo final, onde o aluno apresenta sugestões para resolver os problemas da educação.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) Mudanças significativas? Que mudanças? Em que áreas? Desde quando elas ocorreram? Por que elas afetam a educação? b) a relação entre o índice de analfabetismo no Brasil não está necessária e exclusivamente ligado à desvalorização do professor. O analfabetismo é um dos problemas educacionais do Brasil, mas não o único e não está diretamente relacionado à proposta de redação.
2) Segundo parágrafo: a) o tema do parágrafo é o analfabetismo e não a desvalorização do professor. b) Respeito escasso para com quem? c) Se muitos jovens nunca foram à escola, certamente não são eles que desrespeitam o professor, então, de fato o tema do parágrafo não é o tema proposto pelo Banco de Redações.
3) Terceiro parágrafo: a) Aqui se fala da desvalorização, mas de modo ambíguo. Por que aliado à educação? Não faz nenhum sentido. b) Quem ou o quê faz com que haja uma queda na educção? E o que significa exatamente queda na educação? A expressão, além de vaga, é coloquial e não se enquadra na norma culta. c) Sintaticamente, o parágrafo termina de modo desastroso, pois as últimas orações, que começam com o Impedindo pertencem ao período anterior.
4) Quarto parágrafo: Nenhuma das propostas têm que ver com o tema. a) Materiais escolares grátis iriam tornar a educação mais disponível? Como assim? b) A ordem lógica seria apresentar e enfatizar, a inversão dessa ordem é um contrassenso. c) é preciso melhorar o país antes de melhorar a educação? Então, qual o papel na educação na melhora do país? O aluno parece mais interessado em criar um final pomposo e retórico do que apresentar de fato sugestão para os problemas que aborda e que não se relacionam ao tema.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
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