REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2017 Como melhorar a educação, sem valorizar o professor?
De acordo com o pedagogo Paulo Freire
De acordo com o Pedagogo pedagogo Paulo Freire “Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Desse modo modo, é possível refletir que sem educação não há pessoas para transformar o mundo, e mundo e o essencial da educação educação, a chave que abre suas portas é o professor professor, que nos transmite o conhecimento. Porém nos dias atuais a valorização e o respeito que muitas pessoas tem têm pelo o professor é zero.
A vontade de lecionar como professor lecionar está diminuindo cada vez mais, nas escolas já há uma frequente falta de mestres e os motivos são quase os mesmo mesmos: licença medica médica, cargo vago, a falta de respeito e a desconsideração, o baixo salario salário para um cargo tão atarefado também diminui a vontade de ensinar, e com isso pode definir-se que pode-se supor que, daqui a uns 30 anos anos, os professore ficaram ficarão totalmente escassos. As escolas publicas públicas brasileiras estão começando a ficar como os presídios, os presos mandam na prisão, como os alunos estão começando a mandar na escolas e ninguém coloca um ponto final nesse desrespeito.
Segundo o site de pesquisa O Dia.Ig do jornal O Dia, o Brasil é líder Mundial mundial em agressões aos professores de 100% só 13% são valorizados e respeitados. O site também relata o caso do mestre de biologia Carlos Cristian que levou cinco tiros de um aluno de 17 anos a justificativa foi a devido à nota baixa que Carlos deu ao aluno lhe havia dado. Outro caso foi o do de um professor de Sociologia que apos barrar que, após proibir o uso do celular durante aula aula, foi agredido pelo por um aluno.
Entende-se que o desrespeito, desconsideração as agressões nas escolas não estão sendo solucionadas, as pessoas parecem estar de olhos fechados para isso. Faz-se necessário que o Ministério da educação Educação reveja as politicas educacionais e tente criar um âmbito ambiente escolar de respeito, o aumento do salario salário seria favorável, e colocar o professor em primeiro lugar, por que realmente sem ele não haveria nenhuma outra profissões profissão.
Comentário geral
Texto confuso e mal estruturado. Em termos de conteúdo, resume-se a dizer que o professor é fundamental para a educação, mas que ele não é tratado condignamente, cabendo ao Ministério da Educação mudar tal panorama. Mas essas poucas ideias são apresentadas em meio a parágrafos confusos, que deixam a sintaxe de lado e não conseguem criar uma hierarquia entre as diversas afirmações que o autor faz, de modo a pôr ordem no texto e estabelecer um raciocínio sequencial. O texto não tinha título. Para identificá-lo, usamos suas primeiras palavras
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: o aluno começa citando Paulo Freire gratuitamente e faz um malabarismo verbal para encaixar a citação com o que ele efetivamente declara nesse parágrafo: que, apesar de ser fundamental para o ensino, o professor não é valorizado, nem respeitado.
2) Segundo parágrafo: a enumeração dos motivos pelos quais a vontade de lecionar está diminuindo se transforma, a partir do elemento baixo salário em outra declaração sobre um futuro de escassez de professores. A partir daí o autor começa a comparar a escola com uma prisão, o que na verdade estaria melhor colocado no parágrafo seguinte.
3) Terceiro parágrafo: o aluno fala de duas coisas diferentes numa mesma frase, de sintaxe inexistente, a saber: a) o Brasil é campeão mundial em agressão a professores. b) De 100% dos professores brasileiros, só 13 por cento são valorizados e respeitados. Finalmente, os exemplos que apresenta estão incompletos: não se sabe quando e onde o primeiro exemplo aconteceu. No caso do segundo, o autor sequer identifica o professor a que ele refere e também não dá as circunstâncias espaciais e temporais do caso.
4) Quarto parágrafo: jogar a solução para o Ministério da Educação para que ele faça uma mágica para resolver o problema é eximir a responsabilidade dos alunos no problema. De resto, simplesmente um aumento salarial não resgataria o professor da situação em que ele se encontra hoje em dia.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
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