Topo

Ensino médio

Artes - Arte performática

Valéria Peixoto de Alencar

Arte performática

Objetivos

1. Desenvolver a atenção em relação ao espaço cênico.

2. Trabalhar a expressão corporal.

Comentário

Trabalhar a expressão corporal é muito importante no processo de formação - e os jogos teatrais utilizados para o desenvolvimento expressivo também auxiliam na concentração e atenção.

Material

Três textos: Happening, performance e body art - Artes visuais ultrapassam os suportes clássicos, Arte contemporânea - Como entender o seu sentido? e Abstracionismo - rompendo com a arte acadêmica.

Estratégias

1. Leitura e interpretação dos textos.

2. Pesquisa sobre performance e happening.

3. Observação de obras de arte que utilizem a performance como parte do processo.

4. Jogos teatrais.

Atividades

A performance pode estar relacionada à produção de um desenho ou de uma pintura (como no caso de Jackson Pollock, por exemplo); ou, ainda, de uma cena - feita individualmente ou em um grupo - a partir de um tema.

Sugestão: leia em voz alta para a classe a crítica feita por Monteiro Lobato sobre a exposição de Anita Malfatti: Paranóia ou mistificação? - A propósito da exposição Malfatti. Depois, divida a classe em grupos de três e peça que eles elaborem uma cena, de um minuto, sobre o que foi narrado. Isso pode ser feito com histórias, notícias de jornal ou qualquer tipo de texto. A cena não precisa ser a síntese da narrativa, mas um trecho ou uma situação. Deixe que a criatividade dos alunos se expresse livremente.

Sugestão bibliográfica

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 4ª ed. São Paulo, Perspectiva, 2000.

Ensino médio