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Ensino médio

História do Brasil - Inconfidência Mineira

Inconfidência Mineira

Objetivos

1) Conhecer os principais atores da Inconfidência Mineira;

2) Reconhecer o principal jogo de forças na Inconfidência Mineira: o conflito de interesses entre a Colônia e a Coroa Portuguesa.

Comentário

O tópico Inconfidência Mineira deve estar contextualizado dentro de um estudo mais abrangente sobre o período colonial. De acordo com a maturidade dos alunos, a abordagem do tema será mais ou menos complexa.

Material

O texto Inconfidência Mineira pode servir de base para o trabalho em sala de aula.

Estratégias

1) Agendar com antecedência uma pesquisa sobre a Inconfidência Mineira e a leitura prévia dos textos indicados;

2) Dividir a sala entre representantes da Coroa e os representantes da Colônia. Os alunos podem se revezar nesses papéis;

3) Promover um debate entre os representantes de cada parte, tornando visíveis as tensões políticas, ideológicas e sociais que deram origem ao episódio da Inconfidência.

Atividades

1) (Opcional) Confecção da bandeira da Inconfidência e colocação da bandeira na frente da classe;

2) Debate entre representantes da Coroa e dos Inconfidentes;

3) Criação na lousa de uma linha do tempo, com os principais acontecimentos da Inconfidência Mineira.

Sugestões e dicas

A atividade na sala de aula pode ser ampliada e transformar-se numa atividade extraclasse. Pode ser encenada uma peça com alunos no papel de inconfidentes e de outros personagens desse período histórico.

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