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Ensino médio

REFORMA ORTOGRÁFICA: Português - Nova ortografia - Acentuação (1)

Inez Sautchuk

Nova ortografia - Acentuação (1)

Ponto de partida

Para alunos que ainda não aprenderam acentuação.

A aprendizagem da acentuação gráfica deve ocorrer após o aluno:

  • saber o que são sílabas átonas e tônicas;
  • ter percepção de que há uma série de palavras que têm sílaba "forte" quando se fala e que, mesmo assim, na escrita, não levam acento nessa sílaba;
  • ser capaz de identificar palavras pelo número de sílabas e pela posição da sílaba tônica, e diferenciar os ditongos dos hiatos.

Objetivos

1. Oferecer orientações que permitam ao aluno pronunciar corretamente as palavras que lê.

2. Demonstrar por que as palavras devem ser acentuadas na escrita.

3. Promover a aprendizagem paulatina das regras de acentuação.

4. Incluir as alterações decorrentes do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, sem se referir ao "antes" e ao "depois" do acordo.

Estratégias

1. Comparar palavras que devem ser acentuadas com outras que não devem ou não precisam ser acentuadas.

2. Fixar as regras por meio de quadros com as regras e jogo com palavras diferentes e com a brincadeira da forca.

Atividade

1. Entregue aos alunos um pequeno texto (simples, de fácil compreensão) do qual tenham sido tirados propositalmente os acentos das palavras. Comente as dúvidas que eles poderiam ter quanto à pronúncia de alguma palavra desconhecida: observe com eles que a sílaba tônica poderia estar em três posições diferentes.

Obs.: escolha (ou até mesmo produza) um trecho em que haja palavras com essa possibilidade.

2. Use um ou mais quadros com as regras de acentuação, obedecendo à sequência: palavras oxítonas, palavras paroxítonas, palavras proparoxítonas, acentuação dos ditongos e dos hiatos etc., deixando-o(s) em lugar visível para os alunos. Integre o caso dos monossílabos já ou depois.

3. Faça (ou peça aos alunos que façam) cartões, cada um com uma palavra de cada grupo de regras, segundo a sequência acima. Misture cartões com palavras que devem ser acentuadas com outros com palavras que não devem. Obviamente, no caso das proparoxítonas, todas elas acabarão sendo acentuadas durante o jogo.

4. Mostre aos alunos um cartão por vez e peça que identifiquem a posição da sílaba tônica na palavra (de mais de uma sílaba) e demonstre que só isso não será suficiente para acentuar ou não a palavra. Peça que identifiquem a terminação da palavra. Aos poucos, faça-os trabalhar com as duas variáveis: identificação da sílaba tônica + terminação da palavra, conferindo a seguir com a regra no quadro.

5. Faça o jogo da forca.

Comentário

Há uma maneira bem fácil de os alunos identificarem a posição da sílaba tônica:

  • dividir as palavras em sílabas
  • numerar de 1 a 3 as sílabas a partir do final da palavra e concluir:
  • sílaba tônica nº 1 = palavra oxítona
  • sílaba tônica nº 2 = palavra paroxítona
  • sílaba tônica nº 3 = palavra proparoxítona

Exemplo:

Esse método funciona porque não há palavras (com duas ou mais sílabas) na língua portuguesa cuja sílaba tônica ocupe posição além da sílaba nº 3 (considerando-se sempre a numeração a partir do final da palavra).

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