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Ensino médio

REFORMA ORTOGRÁFICA: Português - Nova ortografia - Uso do hífen (1)

Inez Sautchuk

Nova ortografia - Uso do hífen (1)

Ponto de partida

Para alunos que ainda não aprenderam o uso do hífen.

O aluno precisa ter um pré-conhecimento do que são palavras compostas (justapostas e aglutinadas) e palavras derivadas por prefixação (veja Formação de palavras).

Objetivos

1. Fixar a grafia de palavras compostas e derivadas por meio do hífen (ou sem ele), restringindo-se àquelas de uso mais comum.

2. Atualizar o aluno em relação ao novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa no que diz respeito ao uso do hífen, sem comentar o "antes" ou o "depois" da reforma.

3. Alertar o aluno para a necessidade de recorrer a um bom dicionário quando diante dos usos mais complexos do hífen.

Estratégias

1. Antes de o aluno partir para as atividades de fixação do uso do hífen, treine-o, fazendo com ele mesmo construa palavras com ou sem esse sinal gráfico. Use colunas de palavras e de prefixos, pedindo ao aluno que selecione umas e outros e forme novos vocábulos.

2. Escolha propositalmente elementos de formação dos mais usuais. Por exemplo, termos que sejam representados por forma substantiva, adjetiva, verbal ou numeral (misturáveis entre si); prefixos terminados por vogal diferente ou igual à terminação da palavra base etc.

3. Fixe mais os casos em que o acordo ortográfico atuou, sem referir, obviamente, como era a grafia antes e atualmente.

Atividade

a) Organize um jogo, utilizando as colunas e pedindo aos alunos que construam as palavras com ou sem hífen. Confirme com eles se elas estão corretas em relação às regras.

b) Variação da atividade: escolhido um prefixo (por exemplo: EXTRA ou AUTO), ganha o jogo (ou um "prêmio") o aluno que conseguir o maior número de palavras formadas com ele.

Comentário

As regras de emprego do hífen eram e continuam sendo muito numerosas. O assunto é um dos mais complexos da língua portuguesa, com várias exceções, incoerências e até mesmo omissões. É indispensável, por isso, recomendar aos alunos que recorram constantemente a edições pós-acordo de bons dicionários ou a um guia ortográfico oficial da língua, como o Volp (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa).

Veja também

  • Plano de aula: Uso do hífen 2
  • Plano de aula - Acentuação 1
  • Plano de aula - Acentuação 2
  • Plano de aula para o ensino médio: Hífen
  • Plano de aula para o ensino médio: Grafia e acentuação
  • Especial Reforma Ortográfica
  • Ensino médio