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Ensino médio

REFORMA ORTOGRÁFICA: Português - Nova ortografia - Uso do hífen (2)

Inez Sautchuk

Nova ortografia - Uso do hífen (2)

Ponto de partida

Para alunos que já aprenderam o uso do hífen.Este assunto prevê que o aluno saiba usar o hífen nos casos mais corriqueiros e que tenha sido alertado para a necessidade de recorrer a um bom dicionário quando diante dos usos mais complexos.

É necessário também que o aluno saiba os processos básicos de formação de palavras por composição e por derivação prefixal (veja Formação de palavras).

Objetivos

1. Atualizar o aluno do ensino fundamental em relação ao novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa no que diz respeito ao uso do hífen.

2. Demonstrar que várias regras sobre o uso do hífen foram reformuladas, na busca de um modo relativamente mais fácil, resumido e simples de emprego, mas que o assunto ainda é um dos mais complexos na grafia da língua portuguesa.

3. Fixar a grafia de palavras compostas e derivadas por meio do hífen ou sem ele, restringindo-se àquelas de uso mais comum.

Estratégias

1. Antes de o aluno partir para as atividades de descoberta na mídia e de fixação das mudanças, treine-o, fazendo-o usar colunas de palavras e de prefixos, selecionando umas e outros e formando novos vocábulos.

2. Escolha propositalmente elementos de formação dos mais usuais. Por exemplo, termos que sejam representados por forma substantiva, adjetiva, verbal ou numeral (misturáveis entre si); prefixos terminados por vogal diferente ou igual à terminação da palavra base etc.

Atividade

a) Organize um jogo, utilizando as colunas e pedindo aos alunos que construam as palavras com ou sem hífen. Confirme com eles se elas estão corretas em relação às novas regras.

b) Use palavras com hífen, segundo as regras anteriores ao acordo, e no lado direito delas, grafe duas formas. O aluno seleciona a forma atualmente correta. Por exemplo, auto-escola: auto-escola/autoescola.

c) Fixação: alguns grupos redigem frases ou pequenos textos (dos mais variados gêneros), usando palavras formadas no jogo das colunas, mas propositalmente sem as alterações previstas pelo acordo. Outra parte dos alunos faz as devidas correções, como se fossem revisores de um jornal ou de uma editora.

Obs.: a atividade pode ser realizada individualmente e os papéis podem ser invertidos depois.

Comentário

As regras de emprego do hífen eram e continuam sendo muito numerosas. O assunto é um dos mais complexos da língua portuguesa, com várias exceções, incoerências e até mesmo omissões. É indispensável, por isso, recomendar aos alunos que recorram constantemente a edições pós-acordo de bons dicionários ou a um guia ortográfico oficial da língua, como o Volp (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa).

Veja também

  • Plano de aula: Uso do hífen 1
  • Plano de aula - Acentuação 1
  • Plano de aula - Acentuação 2
  • Plano de aula para o ensino médio: Hífen
  • Plano de aula para o ensino médio: Grafia e acentuação
  • Especial Reforma Ortográfica
  • Ensino médio