Topo

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez

Redações Corrigidas - Abril/2018 Informação no rótulo de produtos transgênicos

Reprodução
O triângulo amarelo com o T alertando para o componente transgênico pode ser retirado das embalagens com a aprovação do Projeto de Lei em trâmite no Senado Imagem: Reprodução

Antonio Carlos Olivieri, da Página 3 Pedagogia & Comunicação

01/04/2018 05h00

Está em trânsito no Senado Federal um Projeto (PLC n34) que altera a Lei de Biossegurança para liberar os produtores de alimentos de informar ao consumidor sobre a presença de componentes transgênicos, quando essa se der em porcentagem inferior a 1% da composição total de um produto alimentício. Com a leitura dos dois textos que acompanham esta proposta de redação, você verá argumentos pró e contra esse projeto, bem como alguns argumentos do debate existente entre pessoas favoráveis ou contrárias aos alimentos transgênicos. A partir disso, escreva uma redação em forma de carta a um senador qualquer, expondo o seu ponto de vista acerca do projeto de lei. Sua carta deve tentar convencer o leitor de que seu ponto de vista sobre o tema é correto, bem como as razões que você tem para considerá-lo assim. Ou seja, deve ter caráter dissertativo-argumentativo.

  • Avanço ou retrocesso?

    O Projeto de Lei que desobriga os produtores a informar a existência de organismos geneticamente modificados (OGMs) no rótulo de produtos foi aprovado pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, nesta terça-feira. O relatório do senador Cidinho Santos (PR-MT), favorável à proposta, foi aprovado em votação simbólica. A proposição ainda precisa passar pelas comissões de Assuntos Sociais (CAS) e Meio Ambiente (CMA). (...)

    Cidinho disse ser favorável à identificação de alimentos transgênicos, mas sem o uso de um símbolo ostensivo que venha a desvalorizar os alimentos produzidos no Brasil: “Esse projeto é interessante para o país. Não há necessidade de escancarar na embalagem um T bem grande. A especificação pode vir de forma normal no rótulo e sem a necessidade dessa caracterização, como símbolo de caveira para desmerecer o produto brasileiro”, argumentou o deputado antes da votação.

    O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) já se manifestou contra o projeto de lei. Para o Idec, a medida representa um "grave retrocesso" e uma "afronta aos direitos dos consumidores, pois impede a informação clara e precisa sobre o uso de ingredientes transgênicos nos produtos".

    O Globo

  • Os dois lados da questão

    Os alimentos transgênicos são produtos geneticamente modificados produzidos por meio de técnicas de engenharia genética. Por meio dessas técnicas, é possível inserir genes de organismos diferentes em uma espécie, fornecendo características novas ao produto. Esses genes, que podem ser de outras plantas, animais ou até mesmo micro-organismos, não poderiam ser transferidos naturalmente; portanto, tudo é realizado em laboratório.

    Analisando-se os alimentos comuns e os transgênicos, não é possível observar nenhuma diferença física entre eles. Entretanto, os geneticamente modificados possuem características que melhoram seu cultivo e sua produtividade. Os alimentos mais produzidos são aqueles que apresentam grande resistência a pragas, necessitando de menos agrotóxicos. Além desses produtos, existem também espécies de frutas que apresentam maior prazo para amadurecimento e aquelas com maior valor nutricional.

    Apesar de parecerem uma ótima alternativa para a agricultura e para a população, a questão dos organismos geneticamente modificados é cercada de dúvidas e receios, principalmente no que diz respeito à saúde humana. Um dos pontos debatidos é que os transgênicos poderiam gerar problemas de alergia a longo prazo. Vale destacar, no entanto, que, após mais de 10 anos de uso, ainda não se registraram danos negativos aos consumidores de organismos geneticamente modificados.

    Quando a questão em análise é o meio ambiente, os transgênicos também são severamente atacados, pois o uso de sementes resistentes a pragas pode levar as ervas daninhas e herbívoros à resistência. Essa resistência acarreta um maior uso de agrotóxicos e, consequentemente, aumenta os resíduos desses produtos nos alimentos e no próprio ambiente, desencadeando desequilíbrios ecológicos.

    Entretanto, os defensores dos transgênicos afirmam que esses organismos, em vez de prejudicarem o ambiente, ajudam-no. Isso se deve ao fato de que, como a produtividade aumenta, menos áreas são necessárias para o plantio.

    Mundo Educação

    Caso queira, de fato, participar do debate, você pode acessar esta página do Senado Federal.

  • Observações

    Seu texto deve ser escrito na modalidade formal da língua portuguesa.

    Deve ter uma estrutura dissertativa-argumentativa.

    Não deve estar redigido sob a forma de poema (versos) ou narração.

    A redação deve ser digitada e ter, no mínimo, 800 caracteres e, no máximo, 3.000 caracteres.

    De preferência, dê um título à sua redação.

    Envie seu texto até 25 de abril de 2018.

    Confira as redações avaliadas a partir de 1 de maio de 2018.

    A redação pode ser enviada para o e-mail: bancoderedacoes@uol.com.br

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica foram aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores

Outros temas