REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2018 Informação no rótulo de produtos transgênicos
Senhor Senador,
Senhor Senador,
A ciência que circunda os OMGs faz parte de uma área de pesquisa incrível. Ela continua inovando e proporcionando recursos que muito agrega agregam à sociedade. Entretanto sua atuação no âmbito alimentício não é vista com bons olhos e produtos em que sua presença seja maior ou igual a 1% recebem um triangulo amarelo. Símbolo este, que amarelo, símbolo esse que desvaloriza os transgênicos como um todo, mas é de extrema importância para o consumidor.
A negatividade que acompanha o adjetivo é advinda do temor e especulação das prováveis consequências que o consumo de alimentos geneticamente mutados modificados poderiam trazer ao corpo. Dentre elas o câncer. à saúde, entre as quais está o câncer.
A modificação genética tem se mostrado perfeitamente eficaz ao longo dos anos no que tange a à produção alimentícia, seja no uso de enzimas para a coagulação de laticínios ou no aprimoramento das características de frutos e vegetais nos seus ciclos de cultivo. Porém Porém, um parêntesis precisa se aberto, ser aberto: devido a sua pluralidade os transgênicos, possuem pluralidade, os transgênicos possuem dentre eles um cultivo que conserva alta resistência contra herbicidas. Característica herbicida, característica que não tem se mostrado útil a longo prazo prazo, pois as ervas daninhas têm se adaptado aos herbicidas, o que resulta num uso potente. Não obstante este é o transgênico mais presente em lavouras atualmente.
Por isso em meio a uma extensa lista de produtos que se esquivam omitem com embalagens coloridas e letras minúsculas a presença do famigerado triangulo triângulo, esse é de grande necessidade para a informação do consumidor, e mesmo consumidor e, mesmo que a maioria destes consumidores deles prefira se manter alheia a estas informações essas informações, é importante que o princípio da clareza seja mantido.
Comentário geral
Texto regular. No geral, o autor entendeu a proposta, mas nota-se que ele não entendeu ou não soube expressar com precisão as informações apresentadas na coletânea. Além disso, no que se refere à forma de uma carta, o autor a vai perdendo de vista entre o início e o fim do texto, que termina abruptamente, sem nenhuma referência ao senador-destinatário.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) por que usar expressões metafóricas inusitadas como a ciência que circunda? Por que não falar simplesmente em ciência sobre os OGMs. Detalhe, o tema não são os OGMs, mas os transgênicos. b) Incrível ou não incrível não vem ao caso. Isso é um juízo de valor. O autor deveria apresentar fatos. c) Por que o símbolo desvaloriza os transgênicos? Por que ele é importante para o consumidor?
2) Segundo parágrafo: a) que adjetivo? O autor tem de explicitar?
3) Terceiro parágrafo: a) frutos são vegetais. Talvez o autor se referisse a frutas e verduras. b) O parágrafo termina mal: o autor não consegue se expressar de modo coerente com a realidade dos fatos que tenta apresentar. Incorre em confusão e ambiguidade.
4) Quarto parágrafo: mais uma vez, o autor apresenta uma realidade, que não está em questão. Não há, pelo menos ainda, embalagens que omitam a presença de transgênicos. O que está em discussão é a possibilidade de fazê-los em produtos com porcentagem inferior a 1% de componentes transgênicos. Melhor seria falar em princípio da transparência, não da clareza.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
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