REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2018 Informação no rótulo de produtos transgênicos
Transgênicos: T de temor
Desde o inicio início dos tempos a relação entre consumidor e comerciante sempre se mostrou ‘transparente’, ou seja, o cliente tinha conhecimento do produto a ser comprado. Por isso ‘esconder’ o símbolo com o T (transgênicos), seria (de transgênicos) seria claramente uma quebra desta dessa transação de milênios.
O uso excessivo destes ‘alimentos T ’, pode acarretar em acarretar problemas de saúde, mas o individuo indivíduo consegue prevenir-se observando as informações contidas na embalagem, consequentemente. Porém como está sendo discutido (retirar o aviso), aonde é desprezível o uso desta ‘bandeira’, pois esta está mostrando a realidade e causando o ‘medo’ no comprador.
Na obra literária ‘Capitães de Areia’, os personagens lutam contra a doença comumente chamada (bexiga) , a 1º primeira decisão deles é identificar os contaminados (esses tinham bolhas em sua face). Comparando este episódio com a questão dos transgênicos, conclui-se: é detectável o ‘vírus’, pois ele manifesta sintomas (temor).
Sendo assim assim, enquanto persistir a anulação da imagem ‘T’, o consumidor estará sendo enganado, por não saber o que tem no produto. Como diz ‘quanto maior o conhecimento, maior o livre arbítrio’, Carlos Bernado Bernardo poeta.
Comentário geral
Lamentavelmente, o texto é péssimo: além de não ter entendido a exigência de escrever uma carta, mais de 50% do que o autor escreveu não faz sentido, por problemas de vocabulário ou de sintaxe que configuram agramaticalidade. Além disso, os problemas do autor vão desde não sabe usar os sinais gráficos do idioma, como os parênteses e as aspas simples, até as citações gratuitas e inadequadas, o que vale para as duas citações, a de Jorge Amado e a de Carlos Bernardo. A falta de capacidade de descrever a realidade surpreende o leitor desde a primeira linha, onde se faz referência ao início dos tempos e a uma então existente relação consumidor/comprador, marcada pela transparência. Isso é um erro, tanto em termos de História, quanto de Física, no caso de se considerar o Big Bang como o começo do tempo. Essa suposta relação não pode ser chamada de transação que durou milênios. Infelizmente, o surrealismo que predomina no parágrafo inicial se estende pelos outros parágrafos, de modo que o texto como um todo é um completo absurdo, que nada comunica ao leitor, além de sua insuficiência.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.