REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2018 Informação no rótulo de produtos transgênicos
Transgênico: conhecer para decidir
Os alimentos geneticamente modificados, conhecidos como transgênicos, são resultado dos avanços da engenharia genética e são constantemente objetos de dúvidas e incertezas. Os defensores dessa técnica que utiliza genes de organismos diferentes em outra espécie, espécie afirmam que o resultado são alimentos mais resistentes a pragas, com maior quantidade de nutrientes e oferecendo uma uma produção muito maior de alimentos, se comparados a sementes que não foram geneticamente modificadas.
Em contrapartida, ambientalistas e estudiosos contestam a técnica, afirmando que os seus reais efeitos a à saúde humana ainda são uma incógnita e que as pragas e ervas daninhas podem também se tornar mais resistentes, a exemplo das sementes modificadas geneticamente.
A todo o momento surgem novas teses e também suposições a respeito do uso dos transgênicos. Assim como a informação chega de forma livre para que o consumidor assuma o seu posicionamento em relação ao consumo de alimentos dessa natureza, é essencial que ele também saiba quais alimentos e em que quantidade ele esta está levando para sua casa.
Tendo em vista que deve ser resguardado o direito do consumidor final de ser informado de forma clara sobre o que esta está consumindo, o rótulo deve conter a informação se aquele produto possui parcialmente ou em sua totalidade componentes geneticamente modificados. A partir da informação clara e baseada nas teses aceitas pelo consumidor, ele poderá decidir o que levar ou vetar na sua alimentação e de sua família.
Comentário geral
Texto muito fraco. O autor não cumpriu a exigência da proposta de escrever uma carta dissertativa. Produziu uma dissertação com problemas graves: para começar, predomina o caráter expositivo em vez do dissertativo. Em segundo lugar há redundâncias no que poderia ser a argumentação. Em terceiro lugar, essa argumentação é baseada em banalidades. Só o que se salva é a linguagem. O conteúdo fica abaixo do que se espera de um aluno do Ensino Médio.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) Começa falando o óbvio: transgênicos são produto da tecnologia genética. b) Ao apresentar aqui os defensores dos transgênicos, o autor deixa para o segundo parágrafo apresentar os contrários aos transgênicos como ambientalistas e estudiosos. Quer dizer, os defensores e os produtores não são estudiosos. Mas como criar uma tecnologia sofisticada como a engenharia genética sem estudar? Os transgênicos são polêmicos: há cientistas contra e a favor. C) O parágrafo termina com outra definição meio óbvia dos genéticos.
2) Segundo parágrafo: o argumento é fraco. Os genéticos podem criar pragas mais resistentes, sim. Mas os antibióticos fazem o mesmo com as bactérias. Vamos proibir os antibióticos?
3) Terceiro parágrafo: a) a todo momento surgem novas teses e suposições. Essa afirmação é leviana. Com base em que o autor diz isso? Que exemplo ele tem de novas teses e suposições surgidas a todo momento? b) O trecho final não faz sentido: assim como a informação chega de forma livre consumidor, ela também deve chegar de forma livre ao consumidor. Que raciocínio é esse? Se ela já é livre, ela não precisa ser livre.
4) Quarto parágrafo: é uma repetição com outras palavras do argumento esdrúxulo formulado no parágrafo anterior.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
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