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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2018 Informação no rótulo de produtos transgênicos

Redação corrigida 350

Transgênico: conhecer para decidir

Inconsistente Erro Correção

Os alimentos geneticamente modificados, conhecidos como transgênicos, são resultado dos avanços da engenharia genética e são constantemente objetos de dúvidas e incertezas. Os defensores dessa técnica que utiliza genes de organismos diferentes em outra espécie, espécie afirmam que o resultado são alimentos mais resistentes a pragas, com maior quantidade de nutrientes e oferecendo uma uma produção muito maior de alimentos, se comparados a sementes que não foram geneticamente modificadas.

Em contrapartida, ambientalistas e estudiosos contestam a técnica, afirmando que os seus reais efeitos a à saúde humana ainda são uma incógnita e que as pragas e ervas daninhas podem também se tornar mais resistentes, a exemplo das sementes modificadas geneticamente.

A todo o momento surgem novas teses e também suposições a respeito do uso dos transgênicos. Assim como a informação chega de forma livre para que o consumidor assuma o seu posicionamento em relação ao consumo de alimentos dessa natureza, é essencial que ele também saiba quais alimentos e em que quantidade ele esta está levando para sua casa.

Tendo em vista que deve ser resguardado o direito do consumidor final de ser informado de forma clara sobre o que esta está consumindo, o rótulo deve conter a informação se aquele produto possui parcialmente ou em sua totalidade componentes geneticamente modificados. A partir da informação clara e baseada nas teses aceitas pelo consumidor, ele poderá decidir o que levar ou vetar na sua alimentação e de sua família.

Comentário geral

Texto muito fraco. O autor não cumpriu a exigência da proposta de escrever uma carta dissertativa. Produziu uma dissertação com problemas graves: para começar, predomina o caráter expositivo em vez do dissertativo. Em segundo lugar há redundâncias no que poderia ser a argumentação. Em terceiro lugar, essa argumentação é baseada em banalidades. Só o que se salva é a linguagem. O conteúdo fica abaixo do que se espera de um aluno do Ensino Médio.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) Começa falando o óbvio: transgênicos são produto da tecnologia genética. b) Ao apresentar aqui os defensores dos transgênicos, o autor deixa para o segundo parágrafo apresentar os contrários aos transgênicos como ambientalistas e estudiosos. Quer dizer, os defensores e os produtores não são estudiosos. Mas como criar uma tecnologia sofisticada como a engenharia genética sem estudar? Os transgênicos são polêmicos: há cientistas contra e a favor. C) O parágrafo termina com outra definição meio óbvia dos genéticos.

2) Segundo parágrafo: o argumento é fraco. Os genéticos podem criar pragas mais resistentes, sim. Mas os antibióticos fazem o mesmo com as bactérias. Vamos proibir os antibióticos?

3) Terceiro parágrafo: a) a todo momento surgem novas teses e suposições. Essa afirmação é leviana. Com base em que o autor diz isso? Que exemplo ele tem de novas teses e suposições surgidas a todo momento? b) O trecho final não faz sentido: assim como a informação chega de forma livre consumidor, ela também deve chegar de forma livre ao consumidor. Que raciocínio é esse? Se ela já é livre, ela não precisa ser livre.

4) Quarto parágrafo: é uma repetição com outras palavras do argumento esdrúxulo formulado no parágrafo anterior.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 100
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 100
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 100
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 50
Nota final 350

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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