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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2018 Informação no rótulo de produtos transgênicos

Redação corrigida 300

A presença gráfica de produtos transgênicos

Inconsistente Erro Correção

Ilmo. Senhor Senador Exmo. sr. Senador,

“O importante não é viver, mas viver bem.” Segundo Platão, A a qualidade de vida é tão importante que supera a própria existência. Entretanto, Essa essa não é uma condição vivenciada pelos consumidores do mercado brasileiro. Está em transito no senado federal, Um trânsito no Senado Federal um projeto de lei que desobriga os produtores de alimentos de informar aos consumidores sobre a presença de produtos transgênico transgênicos.

O projeto de lei (PLC Nº 34), Que que desobriga o produtor a de mostrar para o consumidor a quantidade de produto transgênico componentes transgênicos nos produtos comercializados, É comercializados é uma afronta a à saúde publica pública brasileira. Produtos esses que são manipulados em laboratórios para baratear o custo de produção das grandes empresas, respectivamente, empresas e aumentar os seus lucros. O consumidor tem o direito de saber o que compõe a sua compra, independente independentemente da quantidade que esse produto tenha no produto comercializado.

Em relação a à apresentação da informação, Tem informação, tem que haver uma mudança no sentido de mudar a percepção da população em relação aos produtos transgênicos. Foram feitos testes em laboratórios, Que laboratórios, que provaram que os produtos transgênicos não trazem prejuízos a saúde de quem consome. Então, Não Então, não há porque esconder da população se tal produto contem contém na composição algum tipo de produto transgênico. Peço ao Ilmo. Sr. Senador para que suas posições em relação a esse projeto de lei que feri fere os direitos dos cidadãos brasileiros.

Comentário geral

Infelizmente, o texto é fraco. O autor não chega a desenvolver uma argumentação, mas chega até a ser contraditório no seu arrazoado, quando diz que os transgênicos visam exclusivamente ao lucro das empresas e, logo depois, diz que os transgênicos foram testados e são seguros. Se eles seguros, eles trazem vantagens não só para os produtores, mas para os consumidores e o meio ambiente. Quanto aos problemas de linguagem, vale ressaltar o erro recorrente de utilizar letras maiúsculas após vírgulas, erro inaceitável para um estudante do Ensino Médio, embora não seja o único erro gramatical cometido.

Aspectos pontuais

1) Título: a expressão presença gráfica é inadequada.

2) Primeiro parágrafo: a) o autor não deixa claro que a frase entre aspas é de Platão. Igualmente, a interpretação que ele faz da afirmação platônica é equivocada. Platão, certamente, não estava preocupado com transgênicos e nem com a ideia de “qualidade de vida”, noção desenvolvida muito recentemente. O viver bem de Platão se relaciona ao viver bem moralmente, a praticar a virtude. b) Essa condição? Que condição? O autor não mencionou nenhuma condição. Apenas citou (equivocadamente) o pensamento platônico. c) Será possível fazer uma generalização como a de que os consumidores brasileiros, como um todo, não têm qualidade de vida? Com base em quê? d) Notar a redundância entre o que se diz no fim desse parágrafo e no começo do próximo.

3) Segundo parágrafo: a) além de redundante, a informação apresentada no início do parágrafo não corresponde rigorosamente ao que é proposto no projeto de lei. b) O período iniciado com a expressão Produtos esses não está sintaticamente correto. c) A repetição da palavra produto demonstra uma pobreza de vocabulário.

4) Terceiro parágrafo: a) mudança no sentido de mudar é, no mínimo, um pleonasmo vicioso. b) Como o autor sabe, de antemão, que o senador é favorável ao projeto para lhe pedir que reveja sua posição? O que deveria ser pedido é que o senador votasse contra o projeto, para evitar sua aprovação.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 50
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 100
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 50
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 50
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 50
Nota final 300

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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