REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2018 Informação no rótulo de produtos transgênicos
É transgênico
Os alimentos transgênicos fazem parte da alimentação de uma parcela dos brasileiros. A embalagem dos mesmos contêm contém um símbolo de um triângulo de borda preta, fundo amarelo e a letra T em de cor preto em cor preta. A obrigatoriedade de identificação traz vantagens para o consumidor.
O símbolo exposto no rótulo agiliza a compreensão de que o produto é oriundo de compostos transgênicos. Muitas vezes as pessoas não lêm o informativo do leem as informações sobre o produto devido as às inúmeras frases que a embalagem contém, além da utilização de fontes pequenas que dificultam a visualização das palavras e o do tempo que as pessoas não estão dispostas a gastar para ler todas as informações. Um exemplo que confirma a facilidade e agilidade de decodificar a informação através de símbolos é a utilização dos mesmos nas placas utilizadas pelo Sistema Nacional de Trânsito.
Outra vantagem é a maior abrangência de decodificação da mensagem. O Brasil, segundo pesquisa do IBGE de Dezembro de 2017, possui aproximadamente 11,8 milhões de pessoas que não sabem ler e escrever. Assim Assim, com a utilização da simbologia simbologia, pode-se garantir o acesso da à informação a de uma parcela maior de consumidores. Isto permite a à pessoa escolher o produto que considera mais adequado para a sua saúde.
Conclui-se que a simbologia traz benefícios ao consumidor. Entre os benefícios pode-se citar a agilidade e abrangência de decodificação da mensagem. Isto permite uma decisão de compra mais clara.
Comentário geral
O autor não escreveu uma carta, como exige a proposta, isso poderia fazê-lo tirar uma nota zero. Optamos pelo zero apenas na competência 2, pois, nas outras, o texto tem seus méritos. Em termos de linguagem, o autor consegue comunicar suas ideias, embora o texto esteja longe de estar bem escrito estilisticamente. Em termos de argumentação, o autor apresenta argumentos relevantes e sólidos, com um problema de relativa gravidade no terceiro parágrafo. Finalmente, o autor conclui seu raciocínio, mas não faz proposta de intervenção.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a primeira declaração é muito vaga. Seria interessante dar uma informação quantitativa mais precisa, tentando dar a entender em termos numéricos que quantidade abrange essa parcela, que aparentemente é uma parcela grande, expressiva.
2) Terceiro parágrafo: falar em abrangência de decodificação é expressar de modo vago e ambíguo o que se está tentando dizer. Ou seja, que os símbolos são rapidamente compreendidos por um número maior de pessoas, pois são mais simples. Então trata-se de simplicidade de decodificação, não de abrangência.
3) Quarto parágrafo: está se falando de um símbolo específico, não de toda uma simbologia. De resto, o autor volta a falar em abrangência, mas não faz proposta de intervenção.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
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