Topo

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez

REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2018 Informação no rótulo de produtos transgênicos

Redação corrigida 500

É transgênico

Erro Alteração Correção

Os alimentos transgênicos fazem parte da alimentação de uma parcela dos brasileiros. A embalagem dos mesmos contêm contém um símbolo de um triângulo de borda preta, fundo amarelo e a letra T em de cor preto em cor preta. A obrigatoriedade de identificação traz vantagens para o consumidor.

O símbolo exposto no rótulo agiliza a compreensão de que o produto é oriundo de compostos transgênicos. Muitas vezes as pessoas não lêm o informativo do leem as informações sobre o produto devido as às inúmeras frases que a embalagem contém, além da utilização de fontes pequenas que dificultam a visualização das palavras e o do tempo que as pessoas não estão dispostas a gastar para ler todas as informações. Um exemplo que confirma a facilidade e agilidade de decodificar a informação através de símbolos é a utilização dos mesmos nas placas utilizadas pelo Sistema Nacional de Trânsito.

Outra vantagem é a maior abrangência de decodificação da mensagem. O Brasil, segundo pesquisa do IBGE de Dezembro de 2017, possui aproximadamente 11,8 milhões de pessoas que não sabem ler e escrever. Assim Assim, com a utilização da simbologia simbologia, pode-se garantir o acesso da à informação a de uma parcela maior de consumidores. Isto permite a à pessoa escolher o produto que considera mais adequado para a sua saúde.

Conclui-se que a simbologia traz benefícios ao consumidor. Entre os benefícios pode-se citar a agilidade e abrangência de decodificação da mensagem. Isto permite uma decisão de compra mais clara.

Comentário geral

O autor não escreveu uma carta, como exige a proposta, isso poderia fazê-lo tirar uma nota zero. Optamos pelo zero apenas na competência 2, pois, nas outras, o texto tem seus méritos. Em termos de linguagem, o autor consegue comunicar suas ideias, embora o texto esteja longe de estar bem escrito estilisticamente. Em termos de argumentação, o autor apresenta argumentos relevantes e sólidos, com um problema de relativa gravidade no terceiro parágrafo. Finalmente, o autor conclui seu raciocínio, mas não faz proposta de intervenção.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a primeira declaração é muito vaga. Seria interessante dar uma informação quantitativa mais precisa, tentando dar a entender em termos numéricos que quantidade abrange essa parcela, que aparentemente é uma parcela grande, expressiva.

2) Terceiro parágrafo: falar em abrangência de decodificação é expressar de modo vago e ambíguo o que se está tentando dizer. Ou seja, que os símbolos são rapidamente compreendidos por um número maior de pessoas, pois são mais simples. Então trata-se de simplicidade de decodificação, não de abrangência.

3) Quarto parágrafo: está se falando de um símbolo específico, não de toda uma simbologia. De resto, o autor volta a falar em abrangência, mas não faz proposta de intervenção.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 100
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 150
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 150
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 100
Nota final 500

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

Outros temas