REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2018 Informação no rótulo de produtos transgênicos
Ibitinga, 7 de abril de 2018.
Ibitinga, 7 de abril de 2018.
Caro senador,
Venho por meio desta carta questionar a liberação dos produtores de alimentos de informar ao consumidor sobre a presença de componentes transgênicos em seus produtos, sendo que são geneticamente modificados e produzidos por meio de técnicas de engenharia genética.
Com o uso diário desses produtos, muitas pessoas podem desencadear desenvolver problemas de saúde, como alergia a longo prazo, o aparecimento de genes resistentes aos antibióticos em bactérias para o organismo, entre outros.
A aparição da sigla nas embalagens acabou ajudando muitas outras pessoas que não querem ingerir esses produtos pelo fato de estarem ingerindo genes de plantas, animais, micro-organismos e até mesmo sob a consciência de causar o desequilíbrio ecológico.
As embalagens contendo essa informação é necessária são necessárias tanto para os problemas de saúde quanto nos para os ambientais, e também evitando cada vez mais o uso nos produtos, aumentando assim, as áreas para o plantio.
Atenciosamente,
N.L.L.
Comentário geral
O autor compreendeu a proposta, mas não soube desenvolvê-la adequadamente devido a sua dificuldade de lidar com a linguagem. Com efeito, suas frases, apesar de breves, são marcadas pela confusão e a ambiguidade, de modo que é melhor abordar os problemas pontualmente. É a soma de todos esses problemas, aliado à falta de recursos coesivos e à banalidade das informações apresentadas, que impedem qualquer possibilidade de uma avaliação melhor para o texto.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: tudo o que está escrito depois de transgênicos em seus produtos parece servir apenas para prolongar a frase, uma vez que a explicação sobre o que são transgênicos é uma tautologia.
2) Segundo parágrafo: a) o que pode desencadear os problemas é o consumo dos transgênicos e não as pessoas. b) Não é a alergia que é de longo prazo. Novamente, é o consumo dos transgênicos a longo prazo que pode provocar alergias. c) Bactérias para o organismo? Como assim? Nota-se que o autor tem alguma do que está falando, mas não consegue expressar corretamente suas ideias. De resto, bactérias resistentes a antibióticos podem ser criadas pelos próprios antibióticos, mesmo sem os transgênicos.
3) Terceiro parágrafo: a) trata-se de um símbolo e não de uma sigla. São coisas diferentes uma da outra. b) Mais uma vez o autor se exprime mal e de modo redundante: ingerir... pelo fato de ingerirem.
4) Quarto parágrafo: o final é lamentável. a) o autor dá a entender que os problemas de saúde e ambientais precisam de embalagens. O que ele quer dizer é que o aviso nas embalagens ajuda a evitar problemas de saúde e ambientais, o que, mesmo assim, é um exagero, além de uma abordagem superficial da questão. b) Não consumir transgênicos não vai aumentar as áreas para o plantio. Não há nenhuma lógica nessa afirmação, que é uma interpretação equivocada do que se diz no texto da coletânea.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.