Ouro preto [Preto], 01/04/2017

NOTA 5,0

De De: E. C.

Para, Para: Senador C. D.

Ouro preto Preto, 01/04/2017

Direito a [à] informação.

A PROPOSTA DA EMENDA

Altera a Lei de Biossegurança O PLC no. 34 altera a Lei de Biossegurança para liberar os produtores de alimentos de informar ao consumidor sobre a presença de componentes transgênicos quando esta essa se der em porcentagem inferior a 1% da composição total do produto alimentício.

A proposta em questão, golpeia a código do consumidor que "A O PLC conflita com o Código do Consumidor, que exige uma "informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem".

Atualmente, a população está cuidando melhor da saúde, investindo na qualidade de vida, sobretudo verificando a origem do alimento, se as empresas cumprem as leis trabalhistas.

Não é se trata simplesmente de "matar a fome", é mas de ter conhecimento sobre o alimento, O alimento, pois o cidadão tem o direito de saber o que está comendo; Informação de ter informação sobre característica as características do produto, e quais os riscos inerentes sobre o ao alimento consumido. É Isso é de suma importância para a tomada de decisão da compra.

Enfim, a proposta é incabível, uma vez que lesa o consumidor no conhecimento e no poder da direito à informação e na capacidade de decisão de da compra.

Comentário geral

O texto é razoável. Começa, efetivamente, como uma carta, embora vá perdendo essa característica à medida em que avança. Torna-se um texto argumentativo não especificamente dirigido a ninguém. O texto apresenta argumentos para concluir que o PLC é incabível, por lesar o direito de informação ao consumidor, mas fica num nível superficial, que não chega a constituir uma reflexão bem-acabada sobre o problema. 

Aspectos pontuais

1) Terceiro parágrafo: a questão da obediência à legislação trabalhista nada tem que ver com a questão dos transgênicos. O argumento é inadequado.

2) Quarto parágrafo: a) essa rima em conhecimento sobre o alimento é ruim em termos estilísticos, deveria ter sido evitada. b) nada justifica gramaticalmente que Informação esteja escrita com letra maiúscula.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 1,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,0
Nota final 5,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos