Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2018 Informação no rótulo de produtos transgênicos

Redação corrigida 200

Os alimentos transgênicos são alimentos geneticamente modificados

Inconsistente Erro Correção

Os alimentos transgênicos são alimentos geneticamente modificados. Por meio dessa técnica nos produtos, são genes de organismos diferentes em uma espécie.

O simbolo símbolo do triângulo amarelo é indispensável em todas as embalagens de comestíveis. De modo que alerte ao consumidor para o componente modificado geneticamente inserido nos alimentos para que o comprador tenha conhecimento do produto consumido.

Esses alimentos transgênicos ajudam o meio ambiente, visto que eles crescem mais rápido e também em espaços menores. Sendo assim assim, a comida chegará mais rápido aos supermercados para suprir a demanda populacional da população.

Em consequência disso, nota-se que os pequenos agricultores agricultores, tendo como mão de obra, essêncialmente essencialmente, o núcleo familiar familiar, perdem a safra para o dono de produção da agricultura moderna.

Desse modo, percebe- se que os alimentos transgênicos são geneticamente modificados com o intuido intuito de demandar maiores vendas nas mercearias.

Portanto, a Agência Nacional de Vigilância sanitária Sanitária (Anvisa) deve reivindicar ao governo brasileiro que cancele a lei criada pelo Senado Federal (número trinta e quatro) , a fim de informar ao consumidor sobre a presença de componentes transgênicos, para que os consumidores tenham consciência do produto comprado e consumido por eles.

Comentário geral

Texto muito fraco, em que o autor  faz declarações desencontradas e banais acerca dos transgênicos, sem cumprir a exigência da proposta de escrever uma carta a um senador. O texto também é confuso e contraditório, sem falar na grande quantidade de erros pontuais graves.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: As duas primeiras declarações, que visam explicar o que são os transgênicos são confusas e, por mal redigidas, são também imprecisas.

2) Segundo parágrafo: além de erros de sintaxe e pontuação, há equívocos conceituais que tornam o parágrafo vago e impreciso.

3) Quarto parágrafo: aqui o autor muda completamente de assunto, passando a falar sobre a agricultura familiar em oposição aos grandes produtores. O trecho é contraditório com o parágrafo anterior, onde o autor apresentava aspectos positivos dos transgênicos, que aqui ele mostra como negativos.

4) Quinto parágrafo: depois de definir mais uma vez os transgênicos (redundância) o autor tenta dizer que eles foram criados para tornar a grande agricultura mais lucrativa, mas faz isso de modo equivocado, com uma referência anacrônica a mercearias.

5) Sexto parágrafo: mais uma sucessão de equívocos, seja sobre o papel da Anvisa, seja sobre a lei já ter sido criada (o que não aconteceu), seja sobre a informação servir apenas para o consumidor ter consciência de estar comendo produtos transgênicos.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 50
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 50
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 50
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 50
Nota final 200

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.


PUBLICIDADE