Topo

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez

REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2018 Informação no rótulo de produtos transgênicos

Redação corrigida 400

Está em debate no Senado Federal

Erro Alteração Correção

Está em debate no senado federal Senado Federal, um projeto que visa a tirada retirada da letra "T" de produtos transgênicos transgênicos, quando a concentração de organismos envolvidos no produto for inferior a 1%. Contudo o projeto em debate não é favorável benéfico, pois prejudica a saúde humana e o meio ambiente.

Em primeiro lugar lugar, nota-se que os alimentos transgênicos transgênicos, por serem geneticamente modificados modificados, possuem na sua composição diferente diferentes organismos, que podem gerar sérios riscos a à saúde, principalmente em se tratando de pessoas alérgicas, podendo assim ocasionar alergia de longo prazo ou maiores problemas na pessoa, além de causar transtornos para o indivíduo e sua família.

Em segundo, a saúde do meio ambiente também é afetada e prejudica, isso devido a maiores quantidades de resíduos derivados de agrotóxicos que são lançados no meio, no intuito de diminuir certos tipos de pragas que se tornam resistentes, essa resistentes. Essa ação de elimina-las eliminá-las prejudica o solo é pode originar gravíssimos problemas ecológicos.

Diante do exposto exposto, é perceptível evidente que o direito do consumidor a à informação daquilo que consome fica prejudicado, pois a informação que não é clara , pode passar dispercebida despercebida ou ser mal interpretada, desse modo os transtornos são maiores.

Comentário geral

Texto fraco. O autor não escreveu uma carta, como exige a proposta. Dissertou sobre o tema, até apresentou argumentos plausíveis, mas suas declarações sobre os transgênicos não justificam uma conclusão sobre o direito à informação. Mais coerente com o que expões seria ele dizer que os transgênicos devem ser proibidos. Com isso, no entanto, ele extrapolaria o tema. Além dos problemas na argumentação, há muitos equívocos fatuais no texto. Não é impossível que um corretor mais rigoroso lhe desse uma nota ainda menor.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) Não se trata somente da letra T, mas do triângulo amarelo com a letra T no centro, o símbolo de alerta à presença de transgênicos. b) Concentração de organismos inferior a 1% é uma interpretação equivocada do que a lei propõe. c) O projeto prejudica a informação para os consumidores. O que eventualmente prejudica a saúde são os próprios transgênicos.

2) Segundo parágrafo: a) Nos transgênicos, misturam-se genes de organismos diferentes e não organismos diferentes. b) O autor interpreta as informações de modo displicente. Quando se fala que os transgênicos poderiam causar alergias de longo prazo, não se está falando que isso pode ocorrer em pessoas alérgicas, mas que quaisquer pessoas podem desenvolver alergias. c) O autor ainda acrescenta outros transtornos, pessoais ou familiares, que ele não especifica. De onde ele tirou essa informação?

3) Terceiro parágrafo: o argumento que se apresenta aqui é uma paráfrase malfeita do que está na coletânea, sem nenhuma contribuição do autor. Ele se limita a utilizar informações da coletânea, sem trazer nada de seus conhecimentos pessoais.

4) Quarto parágrafo: o que prejudica a informação é a retirada do símbolo de produtos transgênicos, não os problemas de saúde ou ecológicos causados por eles.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 150
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 100
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 100
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 50
Nota final 400

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

Outros temas