Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2018 Informação no rótulo de produtos transgênicos

Redação corrigida 500

Será que o PLC nº 34 é realmente uma ameaça?

Inconsistente Erro Correção

A remoção de avisos mais aparentes ao consumidor em produtos transgênicos vem sendo cada vez mais discutido.

A maior preocupação inicial é a desinformação para o consumidor, já que está essa informação pode acabar passando despercebido despercebida. Contudo é importante notar que a lei irá inibir a informação apenas se a concentração for menor que 1%, devendo ser informada no rótulo. Outro fator que devemos levar em consideração é o fato de estes tipos esse tipo de produtos não apresentarem real ameaça à população, não apresentando sintomas danos à saúde dos consumidores no decorrer de 10 anos.

Levando todas essas informações em consideração consideração, podemos considerar como válido válida a alteração da lei. Tal fato pode ainda favorecer a se reverter adesvalorização desses tipos colaborar com a valorização desse tipo de produtos, fazendo os mesmos serem ?bem vistos?. Podendo causar um aumento em suas vendas, movimentando a economia nacional no setor primário. No mesmo sentido, pode ainda, influenciar outras empresas a seguirem o mesmo caminho, aumentando a produção geral em relação à agricultura brasileira. E ainda favorecendo o meio ambiente, já que não seria necessário necessária a intensa utilização de agrotóxicos.

Comentário geral

O autor não cumpriu a exigência de escrever uma carta, apenas dissertou sobre o tema, o que configura falta de compreensão da proposta. Em termos de linguagem, há deslizes de relativa gravidade. A argumentação é o que há de melhor no texto. O autor tem um ponto de vista favorável aos transgênicos e soube defendê-lo. Não importa se o leitor concorda ou não com ele. O importante é que ele argumentou. Quanto à sugestão de intervenção, ele extrapola a questão do símbolo do transgênico, postulando que os transgênicos podem ajudar o desenvolvimento econômico nacional.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a declaração é incorreta. A remoção do símbolo de alerta não é cada vez mais discutida. Há um projeto de lei já aprovado na Câmara dos Deputados, que agora tramita no Senado. Esse é o fato.

2) Segundo parágrafo: tanto inibir quanto concentração são vocábulos inadequados para o que o autor está, de fato, tentando expressar. Não apresentarem... não apresentando é uma redundância inaceitável.

3) Terceiro parágrafo: a) mais redundância: levando em consideração... podemos considerar, que também ocorre com poder e ainda. b) Não se inicia um período com oração reduzida de gerúndio: Podendo causar um aumento...

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 100
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 150
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 150
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 100
Nota final 500

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.


PUBLICIDADE