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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2018 Informação no rótulo de produtos transgênicos

Redação corrigida 300

Informação no rótulo de produtos transgênicos: essencial ou dispensável?

Inconsistente Erro Correção

Transgênicos são organismos geneticamente modificados em laboratório, onde é alterado seu DNA que têm seu DNA alterado, com o objetivo de potencializar ou criar características que não se obtém obtêm originalmente na natureza. A questão é: deve haver informação nos rótulos de produtos transgênicos ou trata-se apenas de uma formalidade dispensável?

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, é obrigatória a rotulagem de produtos que contenha contenham mais de 1% desses organismos, o que assegura o direito e à liberdade de escolha do consumidor, além de garantir que o mesmo saiba quais produtos está consumindo, seus ingredientes e composição.

Há também a duvidas dúvidas e receio no que diz respeito à eficácia e saúde fornecida por esses organismos, que ainda estão sendo alvo de muitos estudos e testes, onde em que um dos pontos debatidos é o desencadeamento de alergias ao longo do tempo, como também doenças mais severas, entre elas o câncer, que se da deve principalmente ao aumento da utilização de agrotóxicos nesses produtos.

Dessa forma, a defesa dos Direitos do Consumidor deve ser prioridade, visando à informação do produto para o comprador visando manter o comprador informado; outrossim, estudos mais intensos profundos sobre possíveis efeitos desses organismos nos alimentos, no ambiente e na saúde das pessoas devem ser feitos rigorosamente; além do investimento governamental em propagandas com a intenção de promover informações sobre tais alimentos, são algumas cabíveis soluções sobre o tema descrito.

Comentário geral

Texto fraco. O autor não atendeu à exigência da proposta de escrever uma carta. Redigiu apenas uma dissertação com muitos problemas estruturais e equívocos conceituais.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) o autor dá uma definição incompleta de transgênicos. Há organismos modificados geneticamente que não são transgênicos. b) Em seguida, salta bruscamente para a questão relacionada ao tema, sem fazer uma transição entre definição e questão, de modo a tornar o parágrafo coeso.

2) Segundo parágrafo: a) o autor confunde a legislação atribuindo ao Código do consumidor um artigo da Lei de biossegurança, como se vê na coletânea. b) O autor inverte a ordem lógica dos fatos: primeiro vem o acesso à informação, depois a liberdade de escolha. Só quem está devidamente informado poderia fazer a escolha em questão.

3) Terceiro parágrafo: transgênicos não são fornecedores de eficácia e saúde. Essa expressão não faz sentido. O que o autor parece querer dizer é que não sabemos se os transgênicos são saudáveis. Quanto à eficácia, tecnologicamente falando, eles são eficazes, sim, pois permitem produzir mais com menos área, fertilizantes, agrotóxicos, etc. De onde o autor tirou a informação de que é preciso usar mais agrotóxicos para produzir transgênicos? Ele interpretou equivocadamente as informações da coletânea.

4) Quarto parágrafo: a sugestão de intervenção é inadequada, pois só se relaciona indiretamente com o tema da redação, o projeto de lei que permite retirar o símbolo dos produtos transgênicos.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 100
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 50
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 100
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 50
Nota final 300

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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