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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2018 Informação no rótulo de produtos transgênicos

Redação corrigida 150

Alimentos transgênicos: a novidade modificada

Erro Alteração Correção

É alarmante que os alimentos transgênicos estão estejam cada vez mais presentes na vida das pessoas, mas trazem divergências. Dentre tantos fatores, temos: as temos as informações que não são claras e precisas sobre o uso de ingredientes transgênicos nos produtos e até que ponto pode ser um benefício para os usuários.

Observa-se que a novidade dos alimentos modificados ainda causa bastante dúvidas, principalmente para as pessoas que estão acostumadas com o trivial.

Visto que muitos não sabem como é o processo e os componentes utilizados para esse novo produto, mesmo que os alimentos possuem possuam as mesmas características, será que são realmente inofensivos, que não causarão malefícios para o organismo de quem os consome? Essa é uma questão que precisa ser discutida e esclarecida. Portanto poderia ser promovendo campanhas e distribuindo informativos mostrando seus prós e contras.

Além disso, mostrar para as pessoas o quão quanto esses alimentos os beneficia as beneficiam, pois um alimento que passa por um procedimento que faz com que sua durabilidade é faz sua durabilidade ser maior, isso pode ser uma vantagem, mas até que ponto poderá ser bom para o consumo. consumo? Sendo assim, tudo tem de ser analisado, estudado e com uma preocupação principal que é a saúde das pessoas.

Desse modo, os alimentos modificados geneticamente podem ser uma novidade que veio para ficar, mas que seja feita sejam feitas todas as análises para que futuramente não prejudique os consumidores. A importância dos cuidados é fundamental para que nesse mundo de correria, de coisas práticas, as pessoas não sejam imprudentes e consumindo alimentos pela facilidade, durabilidade e sim pelo benefício saudável.

Comentário geral

Texto muito fraco, em todas as competências avaliadas. O autor não entendeu a proposta, pois não escreveu uma carta dissertativa. Enquanto dissertação, seu texto não tem uma estrutura adequada e não diz nada que não seja superficial ou equivocado. Infelizmente, por mais que o corretor procure, não encontra modo de aumentar a nota.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) É alarmante por quê? Não se faz um julgamento de valor sem dizer o motivo. b) Igualmente, por que provocam divergências? Aparentemente, essa frase se relaciona à seguinte e não à anterior. c) As informações não são claras e precisas? Não é isso que está em questão, a discussão é se deve ser retirado o símbolo que informa a presença de componentes transgênicos.

2) Segundo parágrafo: a) transgênicos não são propriamente uma novidade, pois existem desde os anos 1990. Muito menos uma novidade modificada, como diz o autor no seu título sem sentido. b) O problema aflige só a quem está acostumado com o trivial? Como assim? O autor tem alguma noção sobre as afirmações que está fazendo?

3) Terceiro produto: a) como já dissemos, não é um novo produto. O autor está desatualizado. b) O texto faz aqui, em lugar errado, um arremedo de sugestão de intervenção para resolver o problema.

4) Quarto parágrafo: primeiro se fala em alimentos no plural. Logo a seguir, no singular. Onde fica a coerência?

5) Quinto parágrafo: a superficialidade e a ingenuidade da conclusão estão, infelizmente, aquém do que se espera de um aluno no final do Ensino Médio.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 50
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 50
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 50
Nota final 150

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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