REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2018 Informação no rótulo de produtos transgênicos
O que contamina o homem não é somente o que sai da boca...
Saudações, V. Exc.ª, os transgênicos são alimentos geneticamente modificados, que foram criados com a promessa de resolver a crise mundial de abastecimento e pela escassez de área para plantar.
Com a manipulação genética, é possível desenvolver grãos e outros gêneros alimentícios mais resistentes às pragas e secas, contudo, ainda é cedo para afirmar que tal alteração seja nociva à saúde humana ou não.
Há quase quinze anos da lei 10.688, que liberou o uso da engenharia genética para manipular a soja, tornando-a resistente a um herbicida, não existe comprovação científica suficiente que ateste seus efeitos prós ou contras. Desse modo, é salutar necessário que tal produto tenha em sua embalagem um rótulo classificando-o como transgênico.
Isso já acontece e torna-se transparente para nós consumidores, no nós, consumidores. No entanto, tramita no Senado Federal, casa da qual V. Exc.ª faz parte, um projeto, o PLC nº 34, que altera a Lei de Biossegurança para liberar os produtores de alimentos de informar ao consumidor sobre a presença de componentes transgênicos, quando inferior a 1% da sua composição.
Acredita-se Acreditamos que com essa decisão, seremos prejudicados, enquanto consumidores, pois independente pois, independentemente do percentual de mudança na composição de um produto produto, temos o direito de saber o que estamos levando a à boca.
Para finalizar, contamos com o apoio e influência de V. Exc.ª para barrar este projeto.
Atenciosamente,
J.E.B.
Comentário geral
Texto regular. É pena que o autor comece mal, explicando coisas desnecessárias (o que são transgênicos, por que eles surgiram), em vez de ir direto ao assunto: o consumidor tem o direito de ser alertado sobre a presença de transgênicos no alimento que vai comprar. Também contribuem para diminuir a nota os problemas de linguagem, que vão da informalidade a problemas gramaticais.
Aspectos pontuais
1) O título, além de longo, é um jogo de palavras inadequado, que faz uma alusão gratuita aos evangelhos.
2) Primeiro parágrafo: a) o tratamento Vossa Excelência, quando usado como vocativo, o que é o caso aqui, transforma-se em Excelência, simplesmente. O autor faz uso correto dessa forma de tratamento na última linha da redação. b) A explicação, além de desnecessária, não é completamente correta: não se trata só de modificação genética, mas da introdução de material genético de outra espécie.
3) Terceiro parágrafo: a) efeitos pró ou contra o quê? Aliás, efeitos do quê? Da soja, da lei? b) Não estamos falando do rótulo, mas do símbolo do transgênico no rótulo.
4) Quarto parágrafo: a) o que se torna transparente para os consumidores? O autor não diz. b) É preciso lembrar ao senador que ele faz parte do Senado? Será que ele não sabe disso?
5) Quinto parágrafo: melhor usar tudo na primeira pessoa do plural.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.