REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2019 Preservação da Amazônia: Desafio brasileiro ou internacional?
A Amazônia é nossa!
Foi-se o tempo em que os gringos chegavam aqui e levavam para si madeira e minério. Aqui não é mais terra de índio e estrangeiro algum, com ladainha furada, vai pôr a mão naquilo que nos pertence.
O ponto em questão é que, os que os líderes europeus querem para si a tutela da amazônia Amazônia, para repetirem o que foi feito há séculos, séculos: extrair! Extrair como extraíram por todo canto que passaram e nunca "consertaram" o estrago causado, visto haja vista seus próprios quintais, praticamente zerados de vegetação nativa.
Com que audácia esses pseudoambientalistas de terno e gravata falam que não cuidamos do nosso país, país e fingem que não sabem que é em terras brasileiras que se encontram as florestas mais preservadas do mundo. mundo! Acusam a agricultura e a pecuária de vilões do desmatamento, mas são os homens do campo os maiores preservadores da mata nativa e da água que temos aqui. Nossas leis ambientais são as mais rígidas do mundo, justamente para manter viva nossa fauna e flora.
Nossas florestas estão bem conservadas, basta olhar com atenção os verdadeiros dados, porque está cheio de informações falsas espalhadas por aí, com a intenção de formar opiniões que a eles convém que convém a quem as difunde.
São as nossas florestas que estão verdes e em pé, não as da Europa, logo, não é difícil saber quem entende mais de preservação ambiental. A amazônia Amazônia é nossa, fique você, Macron, com o que sobrou da catedral de Notre Dame.
Competências
- 1) Tirando o caráter informal da linguagem, que contraria expressamente essa exigência da proposta de redação, o texto é claro e bem escrito: mereceria no mínimo 160 pontos nesta competência.
- 2) O autor entendeu a proposta, apresentou uma tese desde o título e desenvolveu argumentos para comprová-la. No entanto, longe de ser a dissertação objetiva que a proposta pede, o autor assume um tom de manifesto, de defesa apaixonada da nação e incorre em inadequação.
- 3) Independentemente de se concordar com o autor, ele sabe argumentar em defesa de sua tese, mas falta rigor nos argumentos, pois eles não apresentar fatos concretos que os fundamentem, em especial no terceiro parágrafo que faz afirmações que estão longe de ser unânimes.
- 4) O caráter informal do texto lhe dá coesão e coerência. Porém, levando em conta as exigências de uso dos recursos coesivos, a nota desta competência poderia ser menor, no entendimento de outros corretores.
- 5) A conclusão é coerente com o tom do texto, mas despreza por completo as exigências desta competência. É por isso que foi considerada insuficiente.
Comentário geral
O texto não leva em consideração a proposta de redigir uma dissertação em linguagem formal. Pelo contrário, a linguagem é assumidamente informal, como se vê pelas expressões assinaladas em vermelho. Isso seria suficiente para justificar uma nota zero, no entender de muitos corretores. Optamos por avaliar a redação por que, aparentemente, é uma escolha consciente do autor a informalidade e, diante disso, não se pode dizer que ele não sabe expor seu ponto de vista nem argumentar para defendê-lo. Muito pelo contrário, o texto é coerente, coeso, argumentativo e dissertativo, chamando positivamente a atenção do leitor pelas características autorais, que o destacam da mediocridade.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
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