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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Maio/2019 O que é mais importante para vencer na vida?

Redação corrigida 640

A arte do equilíbrio da vida

Inconsistente Erro Correção

A busca por oportunidades para melhorar de vida é constante e é vista na história da humanidade. Faz parte da essência do homem perseguir seus objetivos, por meio de metas que podem ou não levar ao sucesso. Algumas pessoas se apegam à religião como algo primordial à vida, outras, por sua vez, céticas, acreditam que o esforço pessoal é o que basta para o sucesso.

Talvez o equilíbrio entre a fé, o esforço individual e o estudo seja sejam o segredo para uma vida com realizações. Não que o sucesso, neste nesse caso, permaneça constante, mas a fé é importante para que, nos momentos em que ocorram falhas no percurso da vida, mostre que existem caminhos diferentes para se chegar aonde se quer e que não é preciso desistir na primeira dificuldade. O esforço e o estudo também sofrem inconstâncias.

Além disso, o acesso à saúde é primordial e faz parte da esfera social, devendo ser de fácil acesso a todos. Entretanto, a dificuldade imposta pelo sistema de saúde pública no país impõe uma visão utópica, o que distancia este direito da população mais carente. Já o laser lazer também tem sua importância dentro do contexto citado, e não isoladamente.

Em suma, melhorar de vida requer lutas diárias, fé, seja em qual for o seu deus ou crença, saúde, estudo, iniciativa, resiliência, e tantos outros fatores que culminam no bem-estar físico, pessoal e profissional. Os fracassos fazem parte de um caminho de crescimento individual, pois tiram as pessoas da zona de conforto e impulsionam a superar os desafios, sendo que a busca por forças superiores também auxilia espiritualmente o indivíduo a se manter firme em suas decisões. Assim, o equilíbrio rege o homem e o leva a melhorar de vida.

Comentário geral

Texto razoável, mas o autor deveria se esforçar para manter o foco, em vez de ficar apresentando tantos fatores para o sucesso na vida e desenvolvendo uma reflexão que acaba se tornando vaga.

Competências

  • 1) Não há erros gramaticais graves, mas há ambiguidades, declarações banais, como a assinalada em vermelho logo no primeiro período do texto, frases sem sem sentido, como dizer que a saúde é "da esfera social" ou a imposição de uma "visão utópica", etc.
  • 2) Sem chegar a fugir do tema, o autor afastou-se dele ao elencar uma grande quantidade de fatores para vencer na vida, ideia que, aliás, é confundida com a ideia de "bem-estar".
  • 3) Há um raciocínio confuso no segundo parágrafo, envolvendo a constância de elementos diferentes, de modo que não fica claro e preciso o que o autor está afirmando, principalmente com sua última frase. Por que só a fé não sofre de inconstância, ao contrário de tudo o mais?
  • 4) A organização, a coesão, o caráter unitário e progressivo do texto são seu ponto mais alto.
  • 5) Sucesso não é apenas bem-estar. Além disso, o autor se perde ao falar no equilíbrio de vários fatores e depois considerar cada fator individualmente, para afinal retomar a ideia de equilíbrio.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 160
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 640

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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