A busca pela boa forma tem seu preço

NOTA 4,5

Nos dias atuais a busca pelo corpo perfeito, o consumismo e a beleza considerada "padrão" andam lado a lado lado, tendo como grandes artistas o espelho do corpo escultural que a mídia faz questão em de transmitir a todo momento os vestidos caros, as dietas exóticas e entre outros.

Jovens e adolescentes são os maiores influenciados pelo consumismo com tantos medicamentos de fácil acesso que promete o emagrecimento em dias sem esforços, suplementos, cirurgias e algumas outras substancias injetáveis sem nenhuma orientação de um profissional e qualquer preocupação com a saúde e os riscos dos efeitos colaterais. Jovens e adolescentes são os mais influenciados pelo consumismo, devido aos medicamentos de fácil acesso que prometem o emagrecimento em dias, sem nenhum esforço; aos suplementos, às cirugias e a outras substâncias injetáveis, tudo isso sem nenhuma orientação de profissionais e qualquer preocupação com saúde e com os riscos dos efeitos colaterais. A mídia tem uma grande parcela de culpa nisso tudo levando por levar todos a à corrida da boa forma alienando a sociedade que quanto mais você consumir forma e fazer a sociedade crer que, quanto mais consumir, tanto mais facilmente terá o padrão de beleza impostos pelo os mesmo justamente pelos próprios meios de comunicação.

Portanto Portanto, os órgãos competentes devem criar leis para que a venda e a compra desses remédios sejam fiscalizados, os jovens sejam conscientizados através de palestras em escola do risco que a busca do corpo perfeito podem pode gerar e entender que cada corpo tem o seu limite.

Comentário geral

Texto regular, que até tem algum conteúdo, mas expresso de maneira confusa, quase caótica. O aluno abusa de frases longas e, como resultado, mistura ideias, cria trechos ambíguos ou obscuros, dando uma demonstração de que tem dificuldades com a comunicação escrita. De resto, ele tenta abranger coisas muitos diferentes relacionadas ao mesmo problema, mas não consegue fazer isso com um mínimo de precisão ou clareza. O segundo parágrafo ainda possibilita a compreensão do leitor e pode ser reescrito de modo mais organizado, conforme as sugestões em verde. O terceiro parágrafo, apesar de apresentar sugestões banais, que podem ou não surtir efeito, pelo menos é um parágrafo escrito com um mínimo de organização e clareza.

Aspecto pontual

Primeiro parágrafo: São tantas as ideias que o autor tenta transmitir numa única frase (marcada em vermelho), que o conjunto acaba não fazendo nenhum sentido.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 1,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,0
Nota final 4,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos