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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2019 Preservação da Amazônia: Desafio brasileiro ou internacional?

Redação corrigida 880

A Caixa de Pandora Brasileira

Inconsistente Erro Correção

O filme "Avatar" apresenta o planeta Pandora, local habitado pelos extraterrestres "Na´Vis", os quais mantêm uma relação harmoniosa com a Natureza. Entretanto, a chegada dos humanos à procura de metais preciosos nesse território perturba a paz dos nativos e ameaça o equilíbrio ambiental. Embora ficcional, esse panorama retrata a busca de ganho monetário em detrimento da preservação do Meio Ambiente, como as constantes perdas da cobertura vegetal da Amazônia, propiciadores propiciadoras do agronegócio. Com isso, o combate à exploração amazônica é um incontestável e urgente dever brasileiro.

A princípio, é preciso analisar as causas da destruição da Amazônia. Nesse sentido, muitos agropecuaristas inconscientes desmatam essa região, ao retirar a vegetação natural, para formar pastos, onde ocorrerá a criação de gado, o qual posteriormente será comercializado. Esses locais, com o decorrer do tempo, após o intenso pisoteamento pisoteio dos animais, desgastam-se e, consequentemente, perdem sua fertilidade. Além disso, também são realizados incêndios para facilitar a remoção da cobertura vegetal, o que libera CO2 em excesso, o qual fica retido no ar, intoxicando-o, principalmente pela falta de árvores que realizam a fotossíntese, ou seja, retêm dióxido de carbono e liberam oxigênio. Logo, esse tipo de pecuária não sustentável destrói o Meio Ambiente e deve ser combatido.

Por conseguinte, esses crimes contra a Amazônia suscitam debates acerca da responsabilidade governamental do Brasil, focadas, atualmente, nos incêndios iniciados em Rondônia, que se espalharam para outros lugares do país e, ainda, não foram resolvidos. Desse modo, ao considerar a soberania brasileira com relação à região amazônica, denota-se percebe-se a responsabilidade intransferível que o país tem de cuidar de sua preservação, além preservação. Além de prevenir crimes, o governo precisa fiscalizar adequadamente essas áreas e impedir a exploração desnecessária.

Portanto, cabe ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento incentivar, por meio de pagamento de subsídios agrícolas aos produtores, a prática da pecuária sustentável na Amazônia, ao rotacionar o uso do solo, evitando desgastá-lo, além de incitar a plantação de árvores para reduzir o impacto do agronegócio. Ademais, o governo deve fiscalizar essas áreas para que não haja atividades ilegais, impedindo a exploração mostrada em "Avatar".

Comentário geral

Texto muito bom, com problemas relacionados à compreensão da proposta de redação que conduzem a uma argumentação não de todo condizente com o tema "soberania ou internacionalização".

Competências

  • 1) O autor demonstra o domínio da linguagem formal que se espera de um aluno ao fim do Ensino Médio. Comete poucos erros, de pouca relevância, merecendo a nota máxima.
  • 2) Sem dúvida o autor compreendeu o tema e desenvolveu a redação de acordo com sua posição sobre o problema da Amazônia. Há elementos que deixam a desejar: a) a caixa de Pandora, mencionada no título, nada tem que ver com o planeta Pandora de "Avatar", pois se refere a personagem da mitologia grega. b) A analogia entre o filme e a realidade tem caráter meramente retórico e leva o autor a escrever demais antes de chegar ao tema propriamente dito: a questão da soberania brasileira, o que torna o governo do país o responsável para lidar com o problema. c) Esperava-se ao menos uma menção à internacionalização para o texto estar completamente de acordo com a proposta de redação.
  • 3) Em termos de argumentação, o autor apenas afirma que o problema é brasileiro em função de nossa soberania sobre o território. Mas o ponto que se deveria discutir de fato é: a soberania nacional se sobrepõe aos problemas ecológicos planetários provocada pela devastação da floresta?
  • 4) Há alguns problemas em termos de conexão das ideias. Veja-se, por exemplo, no primeiro parágrafo: com base na comparação entre Pandora e a devastação da floresta Amazônica, não é possível afirmar que o problema é brasileiro. A conclusão não decorre das premissas, o que implica um uso errado do recurso coesivo "com isso". De qualquer modo, no geral, o texto é satisfatório nesta competência.
  • 5) O parágrafo conclusivo é coerente com a reflexão e apresenta uma proposta adequada de resolução do problema, em especial em sentido formal, isto é, considerados como válidos e verdadeiros os fatos apresentados pelo autor.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 200
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 160
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 160
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 160
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 200
Nota final 880

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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