REDAÇÕES CORRIGIDAS - Julho/2019 A ciência na era da pós-verdade
A ciência pode ser questionada?
A ciência ciência, que é o paradigma na produção do conhecimento da era moderna Era moderna, está sendo continuamente questionada por grupo de pessoas nas redes sociais, sendo este esse fenômeno denominado de pós verdade pós-verdade, conforme se explicará a seguir.
Primeiramente, é salutar importante demonstrar que que, ao longo da história História, nem sempre a ciência era foi o paradigma de produção de conhecimento. Este lugar Essa posição era ocupado pela religião, que manipulava seus interesses sociais e políticos através de seus dogmas. A ciência assumiu o paradigma da produção de conhecimento por adotar um método de estudo, testes e observação, e por defender que estava livre de ideologias.
No entanto, a filosofia e as ciências humanas demonstraram que a ciência pode ser utilizada para defender ideologias e interesses políticos e econômicos, tal como ocorreu no século XIX, com a teoria evolucionista evolucionista, de cunho racista, assim como ocorre, atualmente, com o uso indiscriminado de cirurgias estéticas e remédios antidepressivos, em benefício do lucro das indústrias farmacêuticas e da comunidade médica.
Nesse sentido, é importante a existência de pessoas que questionem os argumentos científicos, a fim de promover a evolução da sociedade e bem estar bem-estar social. A ciência fez isso outrora, quando Galileu provou matematicamente que a terra Terra não era plana, ocasionando uma revolução em toda forma de pensar e estudar o mundo.
Porém, os movimentos de pós verdade pós-verdade também podem ocasionar consequências negativas para sociedade. Para evitar isso isso, os movimentos devem ser feito feitos com responsabilidade, apontando evidências concretas e se possível que suas premissas sejam testadas pelo método científico. Caso contrário, pode ocasionar sérios danos, a exemplo do movimento dos movimentos antivacinas, no quais as pessoas não vacinadas colocam em risco a vida de outras pessoas.
Por fim, se defende é possível defender o direito de liberdade de questionar as verdades científicas, se isto for feito com responsabilidade e com o intuito de promover a evolução e bem estar o progresso e o bem-estar social. Afinal de contas, a sociedade humana está em constante evolução pelo desejo do de o homem descobrir coisas novas e questionar o que está posto.
Comentário geral
Texto muito bom, em termos de linguagem e conteúdo. Não obteve aqui nota maior por força dos problemas de linguagem e dos equívocos conceituais e históricos. Esses equívocos, no entanto, poderiam ser desprezados por alguns corretores, numa avaliação que levasse em conta mais o caráter formal do que o conteúdo do texto.
Competências
- 1) Texto bom, com uma quantidade significativa de erros gramaticais e deslizes linguísticos, que impede a atribuição da nota máxima. A repetição de "paradigma da produção de conhecimentos" é uma redundância que denota que o aluno não consegue definir ciência de outro modo, o que é uma limitação linguística.
- 2) O autor compreendeu o tema e o desenvolveu de modo pertinente, fazendo considerações importantes sobre o assunto e examinado-o por mais de uma perspectiva.
- 3) O autor se confunde no uso de conceitos e incorre em alguns equívocos que comprometem a sua argumentação. Por exemplo, logo no primeiro parágrafo, ele fala que o questionamento da ciência é chamado de pós-verdade, o que é incorreto. Diz que a posição da ciência foi ocupada exclusivamente pela religião no passado, esquecendo-se da filosofia, que foi o primeiro paradigma da produção de conhecimentos, para usar as palavras do autor. Galileu não comprovou a esfericidade da Terra: comprovou o heliocentrismo. Não existem propriamente "movimentos de pós-verdade", o que reforça a incompreensão do conceito de pós-verdade, reiterando o equívoco do primeiro parágrafo. Independentemente disso, a argumentação do autor é digna de respeito. Outros corretores talvez lhe atribuíssem a pontuação máxima.
- 4) Nada a comentar. O autor sabe usar os recursos linguísticos necessários para construir uma argumentação e um texto coeso.
- 5) Como conclusão, o parágrafo é excelente. Como sugestão de intervenção, deixa um pouco a desejar.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
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