PUBLICIDADE
Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Janeiro/2020 Supremo Tribunal Federal e opinião pública

Redação corrigida 760

A Corte Suprema

Inconsistente Erro Correção

A pesquisa realizada recentemente pelo Datafolha causou surpresa à população. Nela Nela, consta que apenas 39% dos brasileiros aprovam a Corte Suprema, ou seja, o Supremo Tribunal Federal (STF). Diante disto disso, surge o questionamento sobre o que leva uma pessoa a não aprovar o STF. O assunto prisão em segunda instância e a morosidade na resolução de processos judiciais contribuíram para esta reprovação.

Primeiramente, a rejeição da proposta de prisão em segunda instância causou descontentamento na população. Políticos que haviam cometido vários crimes de desvio de dinheiro público estavam, de repente, livres. A sensação de justiça com relação aos crimes políticos se esvaiu da noite para o dia. Mas, temos que lembrar que o STF é composto por ministros renomados e de larga experiência experiência, que têm como premissa básica a guarda da Constituição Federal (CF), nossa lei maior. Este Esse tribunal se viu na obrigação, por maioria dos votos, de cumprir o que consta na CF sobre somente condenar após trânsito em julgado.

Por outro lado, é preciso avaliar também que a população está cansada da morosidade da justiça e urge por urgem soluções de crimes políticos. É papel do STF se atentar atentar também para os anseios da população para que possamos ter um país menos corrupto com a redução da impunidade. Atos do STF, como o supracitado, prolongam ainda mais os processos judiciais e tiram da população a esperança de melhores condições para o país país, tais como: como saúde, saneamento e educação. Não são estes também itens básicos da Constituição? Não são esses itens garantidos aos brasileiros pela Constituição?

Portanto, é necessário que o STF dê mais abertura à participação popular nas discussões políticas para que juntos possamos definir o que é melhor para nosso país. Temos que abrir caminhos para a democracia e condições dignas e não colocar mais barreira barreiras. Como dizia Newton: "Construímos muros demais e pontes de menos".

Competências

  • 1) Texto bom, com poucos erros e de pequena gravidade. No entanto, é importante ressaltar elementos como o assinalado em vermelho no primeiro parágrafo, que é impreciso e irreal. Não há notícia de que a pesquisa Datafolha tenha causado surpresa à população. Não é isso o que é dito nem na pesquisa nem na proposta de redação. Isso é uma inferência do autor da redação, na ânsia de introduzir o assunto.
  • 2) Depois do deslize inicial, contudo, o autor demonstra ter compreendido o tema e o desenvolveu bem, tentando explicar os motivos da má avaliação do STF.
  • 3) O autor soube expor seus argumentos em defesa de seu ponto de vista. Além disso, fez uma reflexão pertinente sobre o tema ao mencionar o aumento da morosidade da justiça como consequência da decisão da Corte Suprema e sugerir que houve uma contradição entre a decisão do Supremo e a Constituição. Não é o caso de questionar a validade jurídica do que o autor diz, nem concordar com ele para verificar que, em termos formais, ele cumpre as exigências básicas de uma dissertação argumentativa.
  • 4) Uso correto dos recursos coesivos.
  • 5) A conclusão é coerente com o pensamento do autor, mas incoerente com a realidade. Os tribunais têm de se pautar pelas leis e não pela opinião pública, que deve interferir junto ao Legislativo, quando uma lei se opõe à vontade popular.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 160
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 160
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 160
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 160
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 760

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.


PUBLICIDADE