A ditadura da beleza

NOTA 8,0

A vida contemporânea traz consigo apresenta diversas características como, por exemplo, a difusão das redes sociais, o consumismo exacerbado, a busca por uma vida saudável e o modo como as pessoas veem os padrões de beleza. Esses fatores moldam a sociedade atual e em alguns casos têm se tornado um problema, pois algumas pessoas estão distorcendo conceitos importantes como, por exemplo, o de saúde com o de corpo esteticamente perfeito.

Ultimamente, têm tem se tornado febre na sociedade, a sociedade a utilização, principalmente por celebridades, das redes sociais (facebook, twiter etc.) para exibir os padrões atuais de beleza, que na verdade se confundem com um corpo musculoso. Essa busca incessante por esse padrão de beleza atual tem levado as pessoas, principalmente aqueles mais abastados financeiramente, a utilizarem métodos e recursos perigosos, como por exemplo, cirurgias estéticas sem necessidade e o uso de esteroides anabolizantes, que no futuro podem trazer graves danos à saúde.

Ademais, a indústria viu nessa ditadura da beleza uma maneira de lucrar milhões. Dessa forma, ela acaba incentivando as pessoas a se valerem desse padrão de consumo através de investimentos expressivos em publicidade e na criação de diversos novos produtos como é o caso dos suplementos alimentares alimentares, os quais são consumidos maciçamente, muitas vezes, sem qualquer acompanhamento de nutricionistas ou médicos.

Logo, pois, Logo, a sociedade precisa deixar de lado esse estereótipo criado de padrão de beleza criado padrão de beleza] . Essa idealização de corpo escultural é mera invenção da mídia e da indústria, que estão mais interessadas em fazer com que as pessoas consumam produtos voltados a esse gênero e, por conseguinte, para isso. Contudo, nem sempre ter um corpo "sarado", livre de gorduras, é sinônimo de saúde.

Comentário geral

Texto muito bom, particularmente no que se refere à estrutura de uma dissertação argumentativa. Há alguns equívocos conceituais e imprecisões de liguagem, que diminuem os pontos das competências 2 e 3. Quanto à competência 5, não se pode dizer que aconselhar que as pessoas deixem de lado um padrão de beleza seja propriamente uma proposta de solução para o problema apresentado.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: por distorcendo conceitos, na verdade o autor quer dizer misturando, confundindo conceitos, ou seja, achando que um corpo exteriormente perfeito é sinal de saúde. Mas o uso do vocábulo errado prejudica toda a frase em vermelho.

2) Segundo parágrafo: a) musculoso é um termo que não abrange a questão. Quando a mulher faz implantes nos seios ou nas nádegas não são os seus músculos que ela quer ressaltar. Isso para não falar que o problema abrange cirurgias corretivas que podem visar tão somente dar um novo formato ao nariz, cirurgias bariátricas e lipoaspirações para reduzir a obesidade, enfim, toda uma série de questões que não estão ligadas a ter um corpo musculoso. b) Não só os mais abastados financeiramente. Aliás, quem tem pouco dinheiro é que acaba se arriscando com charlatões que cobram preços mais baixos, mas não entregam o que prometem, muito pelo contrário.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 2,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 2,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,0
Nota final 8,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos