REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2015 Disciplina, ordem e autoridade favorecem a educação?
A educação militar e o respeito à individualidade
Instituições de ensino que utilizam a disciplina militar vêm se destacando pelo bom desempenho nos vestibulares com questões objetivas. A apresentação desses resultados é fator predominante para muitos apoiarem irrestritamente esse método de ensino. Entretanto, há certa discussão quanto ao uso da rigidez militar na educação primária e secundária, pois existem alegações de que essa não respeita a individualidade dos alunos.
O uso da disciplina é necessário na formação de pessoas. Pessoas que são ensinadas a respeitar a hierarquia a partir de seus primeiros anos de vida podem tornar-se cidadãos conscientes de seus deveres e direitos no futuro. Além disso, ser disciplinado ajuda o aluno consideravelmente em seu rendimento escolar, pois o prepara a ter um bom desempenho no cumprimento de tarefas.
Por outro lado, o uso da rigidez em excesso na disciplina militar pode causar prejuízos à individualidade do aluno. O estabelecimento de uma mesma tarefa a para todos de um determinado grupo não leva em conta características intelectuais e físicas individuais, causando constrangimento e desmotivação àquele que falhar. Com isso, a tentativa de padronização imposta por esse método tende a bloquear o desenvolvimento de diversas competências e qualidades do aprendiz.
O uso equilibrado da disciplina na formação escolar traz, portanto, resultados positivos na educação dos alunos. Contudo, é necessário que a liberdade do aluno de expressar sua criatividade seja respeitada. Sem levar-se em conta este fator, corre-se o risco de que essas instituições estejam formando pessoas que, embora capazes de cumprir tarefas, não entendem o motivo de estas serem cumpridas.
Comentário geral
Texto muito bom, na medida em que preenche todos os requisitos exigidos de uma dissertação-argumentativa escolar. À exceção do trecho em vermelho no segundo parágrafo, os outros pequenos deslizes assinalados não são motivo de diminuição na nota da redação. De resto, o texto introduz corretamente o tema, faz reflexões que leva em conta os dois lados da questão, extraindo corretamente a conclusão de suas premissas. Evidentemente, pode-se questionar o estilo do autor, a falta de elegância em suas frases, as escolhas nem sempre muito adequadas do vocabulário, mas a prova de redação não é um concurso literário. O importante é compreender o tema e saber desenvolvê-lo, expressando com clareza e objetividade as ideias acerca dele.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) por que restringir os vestibulares somente àqueles com questões objetivas? Principalmente, quando se considera que os colégios militares se destacaram no Enem, que inclui uma prova de redação. Bastava dizer vestibulares e ponto final. b) Não é a apresentação dos resultados, mas os resultados propriamente ditos que contam. c) fator predominante é um clichê.
2) Segundo parágrafo: o argumento é fraco, em primeiro lugar porque fala numa possibilidade: o respeito à hierarquia pode tornar. Então, não há uma garantia. Em segundo lugar, não há uma relação extritamente necessária entre o respeito à hierarquia militar e a consciência dos direitos e deveres. Do contrário, só os cidadãos formados em escolas miliatres teriam essa consciência, o que não é verdade.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.