A emigração brasileira e suas causas

NOTA 8,0

A emigração brasileira cresceu consideravelmente nos últimos anos, principalmente na entre a população mais jovem. Dentre tantos fatores relevantes, destacam-se: o alto fatores relevantes que concorrem para esse fato, destacam-se o alto índice de desemprego e a corrupção fortemente evidenciada com a operação lava jato Operação Lava Jato.

Observa-se um grande número de jovens recém-formados que não encontram oportunidades de emprego em sua área de formação. Vale frisar ainda frisar, ainda, que há outra parcela da sociedade da qual que não tem acesso ás às universidades. Para estes Para ela, ainda é mais difícil conseguir um emprego digno.

Por outro lado, não menos importante no que se refere à emigração, esta está a corrupção, que ultimamente ganhou destaque na mídia. Porém, tal prática sempre esteve enraizada na cultura brasileira, que vai desde as pequenas atitudes conhecidas como o "jeitinho brasileiro" até as grandes práticas, como: desvio de verbas, propinas como desvio de verbas e pagamentos de propinas, entre outras.

Assim, percebe-se que os jovens procuram no exterior uma qualidade de vida que não encontra em seu país de origem. Sendo assim assim, essa estatística pode ser diminuída a partir de políticas públicas que ofereça ofereçam aos cidadãos melhores oportunidades. Nessa mesma ceara seara, deve-se investir em educação, uma vez que é impossível pensar em pessoas bem educadas que sejam sejam, ao mesmo tempo tempo, alheias às práticas corruptivas.

Comentário geral

Texto bom, que segue a estrutura dissertativa e apresenta argumentos para explicar o fato que tematiza a redação. Os maiores problemas, que impedem que a nota seja mais alta, referem-se à linguagem. O autor considera formula frases incompletas que exigem mais palavras para fazerem efetivamente sentido, como a grande sugestão em verde que foi feita no primeiro parágrafo. Também faltam os recursos coesivos que conectem explicitamente os parágrafos da redação.

Aspectos pontuais

Segundo parágrafo: se o autor se refere a uma "parcela da sociedade", o pronome que a designa posteriormente deve concordar em gênero e número com essa expressão. Não chega a ser um erro muito grave, até porque se pode considerar que o autor quis fazer a chamada concordância ideológica.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 2,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 2,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 1,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,5
Nota final 8,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos