Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2015 Disciplina, ordem e autoridade favorecem a educação?

Redação corrigida 600

A evolução na educação

Inconsistente Erro Correção

A educação no Brasil vem mudando ao longo dos anos. Dentre as diversas metodologias adotadas no pais país, os colégios militares têm se destacado em seu nível de ensino e também na formação de seus alunos quanto enquanto cidadãos. O segredo por traz trás desses resultados é a soma de princípios fundamentais, que integram a policia polícia militar nas escolas e buscam a excelência na formação de seus alunos. Mas até que ponto essa metodologia, mais autoritária, pode beneficiar os alunos?

O colégio possui uma administração mais rígida, onde em que a disciplina, a ordem e o respeito à autoridade formam o tripé balizador do ensino ensino, sem abandonar a pedagogia. Os colégios militares possuem uma facilidade maior em direcionar o aprendizado dos estudantes. Com regras bem definidas, o aluno absorve a responsabilidade de cumprir com as determinações de seus professores, que são vistos como uma autoridade educacional, com poder de cobrar um bom desempenho.

Em contrapartida Por outro lado,, alguns sociólogos questionam a capacidade de desenvolver o senso critico crítico e a criatividade do aluno devido ao excesso de rigidez que não da margem para desenvolver a autonomia e identidade. Nesse ponto, os colégios militares estão longe de tirar esses atributos, que são primordiais para a formação do caráter e cidadania. Ao contrario contrário, os princípios aplicados no ensino, constroem ensino constroem um aluno com pleno senso critico, crítico do que é certo e errado, do respeito e da disciplina.

O colégio militar, cumprem militar cumpre com seu papel: formar alunos competentes, que superam os desafios do mundo la fora, com a determinação de um soldado, seja vestibular ou universidade, o universidade. O diferencial esta está na forma com que esse trajeto é percorrido, e percorrido, e nesse quesito, temos que admitir, os militares estão cumprindo o objetivo.

Comentário geral

Texto razoável, concorde-se ou não com o ponto de vista do autor, que defende os colégios militares. De qualquer modo, ele desenvolveu uma dissertação argumentativa, apresentando uma tese e os argumentos para defendê-la. Os problemas são pontuais e sua gravidade oscila entre pequenos erros de pontuação e afirmações sem a devida justificativa.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) Um tipo de colégio não é uma metodologia. O colégio militar aplica uma metodologia ensino baseada na disciplina e na hierarquia características das instituições militares. b) Na verdade, ocorre o contrário: é a escola que integra à Polícia Militar, subordinando-se a suas regras.

2) Segundo parágrafo: bem, se abandonasse a pedagogia, elas deixariam de ser escolas... O que o aluno quer dizer é que, além da disciplina militar, não se descuida da qualidade do ensino.

3) Terceiro parágrafo: faltou justificar a afirmação, com alguma informação do tipo prova disso é o fato de....

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 100
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 150
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 150
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 100
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 100
Nota final 600

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.


PUBLICIDADE