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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Abril/2019 Os ursos polares da Rússia e um dilema ecológico

Redação corrigida 400

A evolução para a destruição

Inconsistente Erro Correção

O período Neolítico ou Idade da Pedra Lascada Polida (12 mil a 4 mil a.c.) é considerado o início do sedentarismo humano, confrontado Homem x Natureza, permitindo a destruição da vegetação local para criar gados e uso da agricultura. Hodiernamente, o avanço tecnológico proporcionou maiores danos ao ambiente, por parte das indústrias, propiciado aos dilemas ecológicos, que ocorrem não só pela quebra de acordos mundiais de controle da poluição, mas também pela deficiente formação de seres ecológicos na educação básica.

Promulgado em 1997, o Protocolo de Kyoto é um acordo entre países desenvolvidos, subdesenvolvidos e emergentes que garante a redução na emissão de gases poluentes, todavia nações como os Estados Unidos, por exemplo, não cumpriram suas responsabilidades com o tratado, liberando dióxido de carbono (CO2). Segundo dados da ONU em 2015, apenas 37 dos 189 Estados conseguiram alcançar a meta estabelecida, logo se verifica a negligências dos Territórios países quanto a à questão ambiental, que afeta diretamente ecossistemas.

Outrossim, a falta de debates sobre esse dilema em escolas de educação básica corrobora para a manutenção da poluição. Consoante L. Kohlberg, as discussões de problemas geram um conflito cognitivo que leva ao amadurecimento do raciocínio moral. Assim, seres conscientes deixariam de comprar mercadorias de países poluidores, como a China. Desta forma, ocorre uma valorização de mercadorias das nações ecológicas, tornando essa luta mais forte.

Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Cabe ao Ministério das Relações Exteriores incentivar países altamente poluidores a aderir as mudanças, até mesmo acordos de taxamento coletivo entre nações nas mercadorias, para que ocorra a desvalorização comercial e por conseguinte, à diminuição de sua produção. O Ministério da Educação deve proporcionar condições adequadas para a inclusão de rodas de conversa entre alunos e profissionais da área, objetivando a formação de seres mais ecológicos, que reduzirão o consumo de matérias produtores produtoras de CO2. Desse modo, a sociedade distancia-se-á distanciar-se-á de um fim próximo, ocasionado pelo descuido com nosso maior bem, a Natureza!

Comentário geral

Texto insuficiente, seja pelos problemas de linguagem, seja pelos problemas de conteúdo. Não é impossível que um texto como esse recebesse zero por fugir ao tema.

Competências

  • 1) Infelizmente, o texto é permeado por trechos que não obedecem os padrões gramaticais, que chegam a não fazer sentido ou se tornar absurdos ou ainda incorretos quanto ao que o autor pretende expressar. Daí a quantidade de trechos assinalados em vermelho.
  • 2) O autor apenas tangencia o tema, num texto que tem uma estrutura dissertativo-argumentativa, totalmente prejudicada pelos problemas de linguagem e pelos equívocos, inverdades e absurdos.
  • 3) O autor não sabe do que está falando, de modo que sua argumentação é repleta de equívocos: os EUA nunca assinaram o Protocolo de Kyoto, que não garantiu nada, apenas estabeleceu metas. Não existe esse suposto boicote ao comércio com a China. Há conceitos vagos como "seres ecológicos" ou "seres conscientes". Sobre o CO2, o autor não faz ideia do básico: os próprios seres humanos, ao respirar, inalam e exalam CO2. Enfim, em meio a tantos equívocos que formam as premissas, é difícil produzir um argumento consistente.
  • 4) Há alguma coesão entre o terceiro e o quarto parágrafo. Os dois primeiros são declarações avulsas sobre o tema.
  • 5) As sugestões têm uma dose mínima de validade, mas são genéricas e os agentes apontados para colocá-las em prática são mais um equívoco do autor.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 80
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 400

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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