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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Setembro/2019 Preservação da Amazônia: Desafio brasileiro ou internacional?

Redação corrigida 480

A falsa posse sob [sobre] a natureza

Inconsistente Erro Correção

É de conhecimento geral, que geral que é dever de todos cuidar do ambiente em que se vive. Visto que, a vive, visto que a falta de cuidado e preservação, pode preservação pode nos levar à ruína. No entanto, o número de queimadas e desmatamento no território amazônico, cresceu amazônico cresceu absurdamente devido a à falta de conscientização e à negligência governamental.

A priori, não se pode tomar posse total da natureza, posto que é por meio dela que o oxigênio passa a ser mais purificado e nos dá ar fresco. Contudo, passaram-se mais de 10 dias de queima contínua no território da Amazônia, tal ato fizera Amazônia. Isso fez animais serem mortos, indígenas mortos e indígenas terem reservas atingidas, causando grande problema ambiental. Por conseguinte, tal celeuma tornou-se assunto internacional.

Outrossim Além disso, os recursos usados pelo governo brasileiro foram mínimas mínimos. Entretanto, não faltou ajuda, o presidente da França propôs a ideia da Amazônia ganhar status internacional, tal atitude traria grande ajuda de preservação. Sobretudo, não há alguém que possa comprar a natureza, visto que sua vida independe da nossa, porém poderíamos prolongar seus dias recebendo ajuda até mesmo internacional.

Depreende-se, portanto, que é necessário abrir mão de posses territoriais para salvar nossa fonte de vida. Logo, faz-se mister, que mister que o governo brasileiro brasileiro, por meio do Ministério do Meio Ambiente, entre em acordo com o Governo da França, para receber os recursos necessários, com o fito de nos tornamos um país mais empático e humanitário.

Comentário geral

Texto insuficiente, com problemas de linguagem que vão do título à última linha. O autor também demonstra um entendimento confuso do tema em questão.

Competências

  • 1) Em termos de linguagem, desde o título, o texto está repleto de erros e deslizes. São muitos os vocábulos e expressões usados inadequadamente. Por exemplo: "levar à ruína" (na verdade, trata-se de pôr em risco a vida da espécie humana ou mesmo acabar com ela); o uso do advérbio "outrossim" como conjunção adversativa; falar em um "país mais empático" (a empatia é um faculdade humana e não de uma entidade abstrata como uma nação).
  • 2) A compreensão do tema é confusa. O autor mistura natureza e Amazônia como se fossem coisas idênticas. Além disso, ele não sabe ao certo o que é internacionalização, pensa que é ajuda estrangeira...
  • 3) A argumentação tem até alguma consistência formal, mas parte da equivocada premissa de que internacionalização é ajuda. Além disso, o autor alterna suas declarações sobre a preservação da natureza de um modo geral e a da Amazônia em particular, o que impede que ele compreenda as especificidades do problema amazônico, que é o tema da redação. Há ainda outros equívocos conceituais.
  • 4) O uso de recursos coesivos da linguagem também deixa a desejar, desde o já comentado "outrossim" até o "visto que" dando início a um período, como se vê pela correção em verde.
  • 5) O final se ressente da mesma confusão natureza/Amazônia e internacionalização/ajuda ou recursos.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 80
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 80
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 480

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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