PUBLICIDADE
Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Janeiro/2020 Supremo Tribunal Federal e opinião pública

Redação corrigida 600

A imparcialidade do Supremo Tribunal Federal e a opinião pública.

Inconsistente Erro Correção

É notório que o Supremo Tribunal Federal (STF) tem dividido a opinião pública pública, assumindo papel de destaque na política brasileira. Dentre tantas questões relevantes temos: as causas dessa divisão, podemos citar as decisões muitas vezes favoráveis e contrárias a diversos setores da sociedade, circunstâncias que fazem com o o STF seja ser amado e odiado ao mesmo tempo.

Sabe-se que o STF é a máxima corte de julgamento do judiciário brasileiro. No cenário atual atual, tem ganhado cada vez mais destaque por ter que decidir questões de enormes controversas controvérsias e repercussões gerais, por exemplo: o gerais. Por exemplo: o julgamento da prisão em segunda instância, que afetou diretamente muitos casos emblemáticos de prisões da operação Lava Jato, como a soltura do ex. presidente do ex-presidente Lula.

Ainda que pesando pressões sob pressão de opiniões contrárias, no caso do julgamento da prisão em segunda instância instância, a suprema corte julgou conforme a lei e a Constituição Federal (CF) pela possibilidade de prisão somente após o trânsito em julgado da sentença, decisão muito comemorada por juristas e pela Ordem dos Advogados do Brasil.

De Por outro lado, uma parcela da população criticou duramente a corte máxima no caso da prisão em segunda instância por essa decisão. Para essas pessoas pessoas, houve impunidade, pois, queriam que o ex. presidente ex-presidente Lula permanecesse preso. Com a divisão politica política que se estabeleceu após as últimas eleições para presidente no país, surgiram diversas correntes ideológicas que criticam diretamente decisões tomadas pela Suprema Corte suprema corte. Mas o STF deve julgar segunda as leis e a CF, não podendo se deixar influenciar por uma ou outra opinião favorável ou divergente, ainda que isso desgaste a sua visibilidade popularidade, cabe a à corte suprema julgar de forma mais imparcial possível.

Por fim, é evidente que o STF STF, ao decidir cada vez mais questões de relevante repercussão nacional nacional, vai reverberar em diferentes opiniões, e opiniões e ter sua popularidade contestada em maior e menor grau de eficiência grau. Não obstante, faz-se necessário que a corte máxima máxima, guardiã da CF CF, julgue de forma imparcial, pautando-se na lei, a exemplo do que fez no julgamento mais recente recente, em que decidiu pela prisão definitiva somente com o trânsito em julgado da sentença. Ainda que enfrentando forte pressão da população. Mas Mas, assim, julgou conforme o ordenamento jurídico atual, deixando para que que o parlamento debatesse e criasse leis em sentido contrário.

Comentário geral

Texto razoável, cujo grande problema é a repetição de um argumento único.

Competências

  • 1) Apesar do grande número de erros gramaticais e problemas de linguagem, o autor consegue se comunicar com o leitor, deixando claro o seu ponto de vista. Há ainda uma frase óbvia e mal colocada, assinalada em vermelho no segundo parágrafo, bem como dois trechos mal formulados sobre "impunidade" e "reverberação".
  • 2) Houve compreensão do tema, mas o desenvolvimento do texto deixa a desejar pela circularidade: praticamente em todos os parágrafos o autor se refere à prisão em segunda instância e à imparcialidade com que o STF julgou a questão.
  • 3) Conforme apontado no item anterior, a redação é redundante e apresenta um único argumento, relacionado à prisão em segunda instância e à parcialidade do STF.
  • 4) Quanto aos recursos coesivos, o autor mostra dificuldades e por isso é redundante, não sabendo referir-se à prisão em segunda instância, por exemplo, senão repetindo a expressão, em vez de substituí-la por pronomes ou usar expressões diferentes para tratar da mesma ideia.
  • 5) A conclusão é coerente e razoável, mas reforça o caráter redundante do texto.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 120
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 120
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 120
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 120
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 120
Nota final 600

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.


PUBLICIDADE