Topo

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez



REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/2018 Epidemia alimentar: sobrepeso e obesidade

Redação corrigida 920

A importância de bons hábitos contra a epidemia alimentar

Erro Alteração Correção

Uma das grandes preocupações mundiais da atualidade, é é a obesidade. No momento em que pesquisas apontam, ser essa, a apontam ser essa a segunda causa de morte da população, devido as às complicações que esse mal gera, é notória a relevância do tema para a sociedade em geral. Mas, quais as causas e o que pode-se se pode fazer para erradicar essa epidemia?

No que tange as às causas, não é temerário fazer uma reflexão sobre os avanços da sociedade moderna e capitalista dominante. O incentivo ao consumo imediato e compulsivo e a inserção de substâncias, nos alimentos, substâncias nos alimentos, que geram sensações de prazer e até viciosas, para bancar o bem-estar do capital das empresas, colabora colaboram para maus hábitos alimentares e, consequentemente, o acúmulo de peso. Esse incentivo, também incentivo ao consumismo também está em outros setores, fazendo com que o indivíduo busque bens materiais e se esforce para obtê-los, e assim, ele trabalha mais ou estuda mais horas por dia, dormindo menos e fazendo menos atividades físicas diárias, o que contribui para a obesidade.

Conforme pesquisa da Universidade de Duke, dos Estados Unidos, 40% das nossas ações diárias são hábitos, ou seja, você não pensa, apenas, as faz apenas as põe em prática. Nesse sentido, para combater a obesidade obesidade, deve-se combater os hábitos que levam à procrastinação de uma vida saudável, como por exemplo, atividades físicas diárias, alimentação balanceada e menos calórica, repouso para o corpo e a mente após atitudes exaustivas. Muitas vezes, basta refletir sobre a rotina diária para enxergar onde estão e quais são os hábitos ruins que se tem têm, e, dessa forma, é possível substituí-los por outros mais saudáveis.

Além da atuação governamental na educação de jovens e crianças crianças, a fim de esclarecer e incentivar a importância com o cuidado na alimentação e com a prática de hábitos saudáveis em geral, deve-se atuar incrementando políticas públicas, por meio de leis, por exemplo, que limitam empresas de colocar em alimentos substâncias viciosas viciantes ou que são potenciais para o acúmulo de gordura no corpo. Além disso, é necessário que o próprio cidadão esteja sempre atento consigo mesmo, para evitar hábitos que possam prejudicar sua saúde.

Comentário geral

Texto muito bom, independentemente de se concordar ou não com o posicionamento ideológico do autor. Sua análise pode ser considerada correta por alguns e equivocada por outros. O que importa, no entanto, é ele ter desenvolvido adequadamente uma dissertação argumentativa, apresentando sua posição sobre o tema e os argumentos para justificá-la. Há problemas de linguagem de caráter gramatical, como os de pontuação e concordância, que foram corrigidos em verde. De qualquer forma, são problemas cuja gravidade é pequena e não prejudicam muito a redação como um todo.

Aspectos pontuais

No trecho em vermelho, o autor incorre involuntariamente numa contradição: ele diz que os maus hábitos devem ser combatidos, mas, em vez de dar exemplos desses maus hábitos, apresenta uma série de bons hábitos: alimentação balanceada, atividades físicas, etc.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 160
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 200
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 200
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 160
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 200
Nota final 920

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.