REDAÇÕES CORRIGIDAS - Março/2019 Cantar ou não cantar o hino nacional? Eis a questão...
A importância de cantar o hino
É notório que os alunos da rede regular de ensino, estão ensino estão perdendo o costume de cantar o hino nacional. Dentre tantos fatores relevantes que concorrem para isso, destacam-se: o desinteresse patriota e também como elemento marcante a corrupção.
Sabe-se que a maioria dos adolescentes crescem com sua atenção voltada a à tecnologia, coisas do momento e acabam perdendo o interesse a por velhos hábitos, como por exemplo o canto do hino. É necessário ressaltar que muitos alunos usam palavras rudes e até mesmo imorais no momento cívico.
Além disso, a política de um pais país revela diretamente como o mesmo é visto, por esse lado visto. Por essa perspectiva, o Brasil se destaca ao se falar de corrupção, esse é um dos motivos pelo qual a sociedade está perdendo seu senso patriótico.
Diante disso, ficasse claro fica clara a importância das de as escolas organizarem um momento para que possa se cantar o hino, pois é de suma importância para o desenvolvimento de um pais país que seu povo se orgulhe e acredite em seu potencial.
Comentário geral
Texto fraco, particularmente em termos de conteúdo. É ingênuo e superficial. Além disso, não chega a ser desenvolvida uma argumentação.
Competências
- 1) Apesar dos erros, o autor consegue comunicar suas ideias com certa clareza. A linguagem é mediana, com a ajuda da simplicidade superficial das ideias do autor e da brevidade do texto, que prejudicam outras competências, mas não esta.
- 2) Até que ponto pode-se dizer que o autor compreendeu o tema, dada a abordagem que dele faz? Dizer que a tecnologia atrapalha o "velho hábito" de cantar o hino pode até ter algum fundo de verdade, mas a expressão sumária da ideia, a falta de fatos comprovando a afirmação, o uso inadequado do vocabulário, etc., tudo isso concorre para apresentar uma visão ingênua e superficial do problema.
- 3) Não há uma argumentação propriamente dita. Há um esboço de argumentação, que é insuficiente para defender o ponto de vista do autor, segundo o qual o hino pode resolver a falta de interesse e de patriotismo dos jovens em geral.
- 4) De qualquer modo, o texto é coeso e o aluno sabe usar os recursos necessários para dar uma unidade ao texto. Vale notar que, no fundo, os méritos do texto - que não vão além do mediano - ocorrem nas competências relacionadas à linguagem, pois, em termos de conteúdo o texto deixa a desejar.
- 5) Mais uma vez, o autor revela uma visão ingênua sobre o tema, acreditando que basta cantar o hino nacional para gerar patriotismo na população.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.