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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Agosto/2018 Redes sociais e manipulação política

Redação corrigida 1000

A importância do conhecimento no combate à manipulação política

Inconsistente Erro Correção

Após a eleição do empresário Donald Trump à presidência dos Estados Unidos da América pelo Partido Republicano, a discussão ao redor do mundo sobre as redes sociais como instrumento de manipulação política tornou-se mais frequente e mais importante. Com a proximidade das eleições presidenciais no Brasil, surge a seguinte questão: como os brasileiros podem enfrentar a manipulação política nas redes sociais e exercer o direito ao voto de modo consciente?

Os especialistas em educação tendem a convergir para a ideia de só ser possível não ser vítima de qualquer tipo de manipulação, em especial a de natureza política, por meio do desenvolvimento apurado de um senso crítico, o que só ocorrerá, segundo esses estudiosos, através da busca por conhecimento e da reflexão (sendo aquela aquele uma condição essencial para esta essa) constantes sobre vários temas socialmente relevantes, como educação, saúde, segurança, economia, direitos economia e direitos humanos, entre outros.

É de conhecimento geral, entretanto, que uma das mais seguras fontes de conhecimento (e, portanto, uma ótima ferramenta para auxiliar no desenvolvimento da capacidade de reflexão), a leitura, não está entre os hábitos culturais do brasileiro médio, fato possível de ser comprovado com o auxílio de pesquisas como a publicada em 2015 pela agência Nop World, segundo a qual o Brasil perde em horas de leitura por pessoa até para países vizinhos também considerados em desenvolvimento, como Argentina, Venezuela e México.

Mesmo assim, seria possível argumentar que há outros meios válidos além da leitura para a obtenção de conhecimento, como a audiência a programas culturais nos meios de comunicação audiovisuais de massa (televisão e internet), mas o fato é que, segundo o mesmo levantamento de 2015, apesar de o brasileiro passar muitas horas a mais em frente a esses veículos do que as que passa lendo, esses momentos são dedicados justamente a conteúdos não atrelados à cultura, invalidando, pois, essa linha de argumentação, e mantendo o eleitor médio à mercê da manipulação política por diversos meios.

É possível concluir, portanto, que a única maneira pela qual os brasileiros podem enfrentar a manipulação política pelas redes sociais, ou por quaisquer outros meios, e exercer o voto consciente é consciente, é com a mudança radical de seus hábitos culturais no sentido de ampliar a busca pelo conhecimento para o desenvolvimento do senso crítico necessário à participação política efetiva, com essa transformação passando, necessariamente, pela ação governamental com a formulação e o aperfeiçoamento frequentes de novos projetos de incentivo à educação e à cultura de modo a, primeiro, conscientizar a população da importância do conhecimento nas mais diferentes áreas da vida e, depois, tornar cada vez mais acessíveis esses conhecimentos.

Comentário geral

Texto satisfatório, que preenche todos os requisitos que se exigem de uma redação escolar, no nível do Ensino Médio. O autor demonstra domínio das cinco competências utilizadas como critérios de avaliação no Enem e, por isso mesmo, está apto a receber a nota máxima. Apesar de o autor ser prolixo, ele não ultrapassou o limite de tamanho estabelecido pela proposta e, o que é melhor, mesmo utilizando períodos longos, conseguiu fazê-lo sem incorrer nos desvios sintáticos que a extensão de um período costuma provocar. Ainda assim, fica a sugestão para que o autor repense essa característica, procurando utilizar mais os pontos finais no interior de cada parágrafo: isso torna o texto mais claro e legível, pois impede que o leitor seja obrigado a ler e reler o mesmo parágrafo até assimilar o seu conteúdo.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 200
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 200
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 200
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 200
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 200
Nota final 1000

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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