PUBLICIDADE
Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Janeiro/2020 Supremo Tribunal Federal e opinião pública

Redação corrigida 280

A lacuna entre sociedade e o governo

Inconsistente Erro Correção

A principal função do Supremo Tribunal Federal é preservar e garantir a aplicação da Constituição Federal em decisões na qual há controversas controvérsias entre os poderes Legislativo e Executivo. Uma vez que a sociedade reflete diretamente nas leis e consequentemente na formação da Constituição, as opiniões e decisões públicas devem condizer com as do Supremo. Com isso, há razões quando isso não acontece e pode distanciar cada vez mais o povo da sua lei.

Com dados oferecidos pelo Datafolha, aproximadamente metade da população brasileira discorda das decisões e posições tomadas pelo STF. Isso pode corresponder a várias razões, entre elas a corrupção consolidada na esfera pública brasileira. Sabe-se que no histórico da política do país encontra-se encontram-se vários escândalos de desvio de verba e envolvimento com empreiteiras por parte dos políticos do país.

Isso refletiu drasticamente na sociedade e da na sua percepção sobre o envolvimento na vida pública e decisões políticas. Hoje o cenário político no país está separado da participação popular, pois vê-se que os interesses da população brasileira não são considerados em decisões cruciais quando tomadas pelo STF. Pode-se concluir que os interesses sociais estão dissociados dos interesses do STF devido a à massiva e constante onda de corrupção.

Dessa forma, se há desinteresse público, não há envolvimento da população na política e consequentemente maior espaço e oportunidades de executar e aplicar desvios de conduta ética e moral nas esferas políticas. Esse abismo entre sociedade e o governo faz com que o país retroceda cada vez mais e estagne em muitas áreas, como educação e saúde, que são as mais gritantes em necessidades e investimentos.

Em suma, a divergência entre o STF e a opinião pública reflete a inabilidade da sociedade em lidar com seu papel ligado a cidadania e a irresponsabilidade do governo em cumprir fielmente o que o STF deve fazer primordialmente. Mesmo sendo uma medida paliativa, uma sugestão a fim de minimizar esse abismo entre sociedade e governo é de erradicar todos os privilégios da classe de políticos e diminuir três vezes mais o salário exorbitante deles.

Comentário geral

Lamentavelmente, o texto é marcado por equívocos conceituais e por frases obscuras. Logo no primeiro parágrafo, temos uma definição equivocada sobre a principal função do Supremo, seguida por duas frases de sentido quase enigmático, se é que há algum sentido. O autor faz escolhas totalmente subjetivas de vocabulário e combina essas palavras de um modo quase aleatório. Eis um exemplo: "Uma vez que a sociedade reflete diretamente nas leis e consequentemente na formação da Constituição, as opiniões e decisões públicas devem condizer com as do Supremo". É o caso de perguntar: como assim? Se a sociedade se reflete nas leis, consequentemente ela está refletida na Constituição, que é a lei maior. Mas como ela se reflete na "formação" da Constituição? O que significa a "formação da Constituição"? E que dizer da ideia de que "as opiniões e decisões públicas devem condizer com as do Supremo"? Que opiniões, que decisões? A quem o autor se refere como "públicas"? Problemas do mesmo tipo se repetem a cada parágrafo, pelo que a maior parte do texto está assinalada em vermelho. O texto é um conjunto de afirmações obscuras, que nada comunicam ao leitor. Se há uma lacuna entre a sociedade e o governo, há muito mais lacunas nas declarações do texto.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 20
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 80
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 80
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 20
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 80
Nota final 280

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.


PUBLICIDADE